quarta-feira, fevereiro 18, 2015

FOTOGRAFIA PARA INICIANTES #3: REGRA DOS TERÇOS

Sabe aquela opção "grade" - ou grelha -  que vem na sua câmera? Ela não está ali por acaso. Existe uma coisa chamada Regra dos Terços que consiste em posicionar o assunto a ser destacado nos pontos de convergência para conseguir um resultado mais bonito.


A ideia geral é você destacar o assunto principal e ainda assim mostrar o cenário e outros detalhes da sua foto. Utilizando a regra dos terços, você evita aquelas fotos com tudo centralizado, em paisagens principalmente.


O ideal é posicionar o objeto em um dos quatros pontos da grade para compor a sua imagem, mas ele não precisa ficar, necessariamente, em cima.

Você pode só deixar próximo mesmo. Uma dica na hora de fotografar retratos é deixar os olhos na altura dos pontos de cima, da esquerda ou direita, tanto faz.


A regra dos terços é um exercício visual e ajuda quem tem mais dificuldade em visualizar mentalmente, mas com o tempo você acaba não precisando configurar a câmera, pois seu olhar já estará treinado.


Quando o assunto da fotografia for uma pessoa, é legal você deixar o olhar dela para o lado com "maior" espaço, pois a visualização vai ficar mais interessante.

Paisagem ocupando a maior parte da foto
Em caso de paisagens, você precisa decidir o que mais quer destacar, se é o céu ou outras coisas. Entretanto, é importante que a linha do horizonte não fique centralizada.

Se o céu for o escolhido, deixe que ele ocupe a maior parte da foto, caso contrário focalize aquilo que realmente que valorizar.

Céu em destaque
Se você quer imagens mais bem compostas, vale muito a pena seguir a regra dos terços, mas você também pode deixá-la de lado de vez em quando, desde que você faça isso de forma consciente.


Eu, particularmente, gosto de centralizar algumas coisas, pois acho que fica bem mais legal, mas acho que vai do gosto de cada pessoa. 


De qualquer forma, é importante você conhecer essas regrinhas básicas, pois você vai saber exatamente o que e como vai fotografar. Além de que é mais fácil enquadrar tudo aquilo que é importante e que você quer que saia na fotografia.

A regra dos terços é bem mais fácil na prática, talvez você até já faça isso sem saber. 

8 comentários

  1. Milka divando ali em cima =*

    Ai, eu sempre meio que segui mentalmente isso.. e vou falar, que a maior decepção da vida é quando a gente pede pra alguém tirar uma foto nossa e a pessoa tira mais pra um lado que pro outro, o negocio todo torto, me dá tique nervoso só de pensar, HAUAUHA. adorei as dicas, principalmente essa com sua foto e da paisagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a maioria faz mentalmente, mas as vezes é bom treinar :)

      Excluir
  2. Milka divando ali em cima =* #2
    eu me sinto a mais leiga do mundo quando leio tudo isso hahahha mas ainda bem que existem pessoas para trazer essas dicas pra nozes.
    To aqui ansiosa pra começar ver os trabalhos da Milca S.A hehe
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Milka divando ali em cima =* #3

    Cada dia eu aprendo mais e mais com você e esse blog lindo ♥ Sério, todas as dicas me ajudaram bastante, principalmente pra exercitar outros olhares já que eu sou o cúmulo do perfeccionismo (tem que estar tudo milimetricamente centralizado hahaha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnn obrigada! Eu também tinha mania de centralizar tudo, mas tive que mudar sabe hahaha
      Bj

      Excluir
  4. Eu seguia essa regra de forma errada HUAHUAHUAHUHAU mas tudo bem, agora aprendi. Tem fotows que eu também prefiro centralizadas e eu QUERO A CAMISETA DA FOTO!

    ResponderExcluir
  5. Suas dicas de fotografia são mais úteis do que uma aula no Senac, que são pagas. HUSIHAUISHUIHS Monta um workshop que você se dá bem :*

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.