quarta-feira, fevereiro 04, 2015

DICAS PARA FOTOGRAFAR MELHOR COM A CÂMERA COMPACTA


Depois das dicas sobre como fotografar melhor com o celular, hoje eu trago dicas para você fotografar melhor com a câmera compacta e tirar o melhor dela.

O motivo de eu querer dar essas dicas é simples: muitas pessoas não têm câmera profissional ou semi e acreditam não ser possível fotografar com uma compacta. Engano total!

Eu defendo a ideia de que a fotografia depende muito mais de você do que do aparelho que você utiliza. Não é o fogão e sim o cozinheiro quem vai fazer aquela comida gostosa, certo?


Todas as fotos desse post foram tiradas com uma Sony Cyber-shot DSC W210, que eu mostrei quando falei sobre a minha história com a fotografia, e ela já é bem antiga. Apesar de não ter vários recursos, algumas coisas fazem com que você fotografe melhor e consiga boas imagens com sua compacta.


Vamos às dicas:

1 - Abuse da luz natural, pois você não tem controle manual, por isso a iluminação vai fazer sua foto ficar muito mais bonita;

2 - Não tem luz natural? Boa oportunidade para ser criativo. Tente luzinhas de natal, abajur, luminária...

3 - Procure lugares bonitos, como parques, paisagens; se não for possível, tente montar um cenário em casa mesmo;


4 - Abra sua mente e seu olhar, às vezes aquele poste de luz pode dar um tchan na sua foto;

5 - Não fotografe apenas pessoas. O meu maior arrependimento na fotografia é não ter aproveitado mais minhas câmeras fotografando outras coisas;

6 - Conheça sua câmera, não é porque ela não tem a função manual que você não pode/precisa estudar outras funções. Tente mudar o ISO, aumente e diminua a exposição, use a função macro, tente a função "em movimento", enfim, seja criativo.

7 - Use o Photoshop ou Lightroom, não para manipular as imagens - até porque não é essa a intenção - mas sim para deixar a foto mais bonita e realçar alguns pontos e cores. Na falta desses, existem editores online e gratuitos.


Já disse e repito: pratique. A prática leva à perfeição, então não tenha medo. Observe antes de clicar e fotografe mentalmente.

Independente da sua câmera, se você tiver um olhar diferente das coisas, você, com certeza, conseguirá fotografar melhor com a sua compacta.

Não dependa só do equipamento e estude sobre o assunto, você vai descobrir fotógrafos incríveis e grandes inspirações.

9 comentários

  1. Tenho que dizer, essas suas fotos são realmente maravilhosas e apaixonantes, é verdade tenho que concordar, você pode ter um fogão ruim mas a comida não depende do fogão e sim do cozinheiro, igual a camêra agora vejo que não depende totalmente dela e sim do fotografo beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  2. To apaixonada pela segunda, terceira e penúltima foto <3

    Adorei as dicas, luz natural é vida MESMO!
    E esses dias eu descobri um PS online, dá pra quebrar um galho tb pras edições, huauhauhahu

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uns dois editores online que são a mesma coisa e relativamente melhores que o photoshop, porque são leves e tal. Vale a pena aprender a mexer

      Excluir
  3. É verdade, dá sim para fazer fotos lindas com camera compacta! :)
    As vezes eu faço com o celular e ficam legais.
    Até o celular e as cameras simples tem foco, só é saber usar a iluminação certa né?
    Suas fotos ficaram lindas <3

    Beijo!

    Chá das 22 | Fanpage

    ResponderExcluir
  4. Criei o meu blog de fotografia assim que comecei a me apaixonar por essa área. Uso a câmera compacta Sony AVCHD Cyber-Shot no modo ajuste configurável e recebo muitos comentários elogiando as minhas fotos e perguntando a câmera que uso, respondo e as pessoas ficam surpresas e falam que possuem uma câmera parecida e que vão praticar mais. Adoro fotografia e pretendo comprar a canon t5i pois uma câmera profissional tem, obviamente, mais recursos. Mas por enquanto estou satisfeita e feliz com a minha compacta :)

    Twee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou encantada com as suas fotos, sabia? E as pessoas insistem que só câmera profissa tira foto legal, elas precisam ver teu blog <3

      Excluir
  5. Eu tenho uma simplezinha assim mesmo, e sempre me sinto super inferior haha aquelas né.
    Preciso aprender uns truques mesmo com ela, porque ando usando apenas o celular mesmo. Vou tirar da gaveta e te conto o resultado haa
    beijos

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.