terça-feira, janeiro 13, 2015

Audiolivros + onde ouvir/baixar

Recentemente, peguei o hábito muito legal de ouvir audiolivros. O nome é autoexplicativo, mas para quem não sabe, audiolivros são livros em formato mp3 que geralmente são gravados em estúdio e seguem o livro físico. Também são conhecidos como livro falado e audiobooks. Faz alguns meses que eu estou com tempo sobrando para diversas atividades, mas nem sempre foi assim e não será assim por muito tempo; de qualquer forma, existem alguns horários do dia em que eu gostaria de estar lendo, mas preciso, por exemplo, lavar louças, limpar a casa, arrumar meu quarto e é exatamente aí que entram os audiobooks. 

Pesquisei alguns aplicativos que estão me auxiliando bastante na busca por novas histórias e também sites na internet que disponibilizam de forma gratuita ou paga. Dos aplicativos que encontrei, estou usando dois, entretanto, como meu celular é um iPhone, não tenho como indicar aplicativos para Android, já que não testei nenhum.

1 - LibriVox Audio Books: Ele oferece diversos títulos, em sua maioria, clássicos da Literatura Brasileira, mas o acervo é ainda pequeno em comparação a outros.
2 - Audiobooks: Esse tem bem mais obras, mas em inglês. O legal desse app é que além do áudio, você ainda tem a transcrição, o que é ótimo para quem quer treinar o listening.
Tem ainda o Audiolivros da Audible, que tem vários livros atuais em inglês, mas esse eu não testei direito e o Audiolivros HQ Grátis, que apesar do nome, não tem HQ, pelo menos não na versão gratuita, mas ainda assim oferece diversos títulos em vários idiomas.

É importante lembrar que não abandonei os livros de papel, trata-se de uma nova forma de aproveitar mais o meu tempo com algo realmente útil. Claro que em algumas situações o livro falado substitui o papel, que é o caso de pessoas com deficiência visual, mas também é muito bom para quem não gosta muito de ler e ainda assim gosta de ouvir histórias.

Acredito que é uma forma de levar a leitura para vários públicos, sendo que também é extremamente útil para aprendizagem de novas línguas, como o inglês. Caso você não queira ou não tenha como ouvir pelos aplicativos no celular, tem ainda a possibilidade de baixar na internet e ouvir pelo computador ou qualquer dispositivo que leia o formato mp3, que nem preciso citar, pois hoje em dia existem vários.

Espero que gostem e, mais ainda, espero que aproveitem, pois é sempre bom ouvir uma história nova e conhecer clássicos da Literatura mundial!  

3 comentários

  1. Nunca tentei, e to precisando de coisas novas pro meu ano.
    As vezes eu gravava minhas leituras, pra decorar pras provas hahahaha
    ja achei app aqui, depois te conto
    beijos

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.