quarta-feira, janeiro 14, 2015

FOTOGRAFIA PARA INCIANTES #1: ESCOLHENDO A CÂMERA

Desde que comprei a minha câmera (Canon T3) muitas pessoas do meu círculo social me pedem dicas diversas sobre fotografia, e a pegunta mais comum é QUAL CÂMERA EU COMPRO? O problema é que a maioria acha que o preço e a quantidade de megapixels é tudo o que importa.

Por isso decidi começar uma série de posts para quem está se interessando por fotografia e não sabe muito bem por onde começar; e também para esclarecer que algumas coisas não são tão importantes quanto a maioria pensa.

Como a pergunta acima é muito frequente, decidi começar falando sobre como escolher sua câmera. Alguns pontos precisam ser levados em consideração antes de você gastar muito dinheiro de forma desnecessária.

1 - O que você quer fotografar?

Essa é a primeira pergunta mais importante que você precisa se fazer. Você quer fotografar a família? Fotografar passeios? Amigos? Quer fotografar profissionalmente? Fotografar paisagens?

Se você quer fotografar algo mais familiar e com boa qualidade, para as redes sociais por exemplo, hoje o mercado oferece mil possibilidades com as câmeras compactas.

Elas são pequenas e fáceis de carregar, de forma discreta e ainda vêm com as configurações prontas para você clicar, além de serem bem mais baratas.

Mas se você quer um pouco mais de suas fotografias, mas não sabe muito bem como é a função manual, sugiro as câmeras de entrada para que você possa se familiarizar.

As câmeras de entrada são aquelas que trocam as lentes e também permitem que você tenha controle sobre o ISO, exposição, obturador e outras funções de forma manual.

São as chamadas DSLR (Digital Single-lens Reflex). Tanto para quem gostaria de ter a fotografia como hobby quanto para aqueles que pretendem ganhar algum dinheiro fotografando de festas infantis a casamentos, eu indico as câmeras de entrada e conforme a sua necessidade for evoluindo você conseguirá escolher melhor a sua próxima câmera.




2 - Quanto você está disposto a gastar?

Como eu disse no tópico anterior, as câmeras compactas são bem mais acessíveis e você encontra câmera de 18MP por menos de R$400. Já as câmeras DSLR são bem mais caras e ainda tem os acessórios que custam bem caro.

Às vezes a câmera custa R$1.500, as mais baratas, e uma lente boa sai em torno de R$2.500, por isso você precisa pensar antes da compra. Mais para frente, vou falar sobre lentes e acessórios.



3 - Quantos megapixels?


Megapixel nada mais é do que o tamanho da foto. Quanto mais MPs, maior é a resolução da foto. Isso é importante no caso de você querer imprimir essas fotos, sendo que com 5mp você consegue uma imagem bem nítida. Nas câmeras semi-profissionais isso não influencia tanto, pois você tem a oportunidade de trocar as lentes e elas sim fazem muita diferença.

Para mim, esses são os três maiores pontos a serem considerados e o que a maioria dos fotógrafos defendem é que a câmera não faz o fotógrafo. Então independente da sua câmera, o mais importante é a sua criatividade, pois você pode ter uma câmera de celular e tirar fotos incríveis ou você pode ter uma 5D e tirar fotos nada legais.

Reveja suas necessidades antes de fazer um grande investimento, porque caso você compre uma câmera semi ou profissional sem intenção alguma de estudar suas funções, você pode se frustrar, da mesma forma que não adianta nada se você não sair do automático.

Esse é o primeiro post sobre fotografia básica; aguardem, pois ainda vem muito por ai.

Não sou fotógrafa profissional e esse post é baseado em experiências minhas e é algo que eu gostaria de ter lido antes de comprar minha câmera. Sinta-se a vontade para expor sua opinião.

10 comentários

  1. Pô, legal. Eu gravo/tiro fotos com uma Nikon que eu nem sei se é semiprofissional ou se é "ajeitadinha" hahahhaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha o importante é que sempre saem com ótima qualidade =)

      Excluir
  2. Milca, parabéns pelo post! Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  3. Informações relevantes de forma objetiva e clara... gostei muito... 😊

    ResponderExcluir
  4. Milca linda, esse é meu desejo numero 1 desse ano.
    Quero uma camera. Vou até te encher no face pra me ajudar. Porque quero MESMO hhehehe
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, Milka
    E realmente, acho que mais importante é quem tá atrás da câmera.
    É claro que tendo conhecimento e uma boa câmera, dá pra fazer fotos mais incríveis ainda - só que o primeiro passo é se dedicar a isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, a dedicação faz total diferença!
      Que bom que gostou do post, assim me empolgo e continuo fazendo rsrs

      Excluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.