domingo, novembro 04, 2018

LIVRO | O TEMPO DESCONJUNTADO - PHILIP K. DICK

O tempo desconjuntado é o primeiro livro que leio do Philip K. Dick e estou completamente apaixonada pela escrita dele. Eu sempre gostei demais de ficção científica, porém ultimamente é o gênero que menos estou lendo, acho que estou focando demais em thriller, suspense e afins.

Sinopse: Um romance impressionante de um dos maiores nomes da ficção científica. Philip K. Dick faz o leitor duvidar do real e se perguntar a todo momento até que ponto a paranoia é justificada. Com edição especial em capa dura e projeto gráfico arrojado, uma obra inédita de Philip K. Dick chega ao Brasil, trazendo um retrato único da construção do medo, da desconfiança e da própria realidade. Ragle Gumm tem um trabalho bastante peculiar: ele sempre acerta a resposta para um concurso diário do jornal local. E quando ele não está consultando seus gráficos e tabelas para o trabalho, ele aproveita a vida tranquila em uma pequena cidade americana em 1959. Pelo menos, é isso que ele acha. Mas coisas estranhas começam a acontecer. Primeiro, Ragle encontra uma lista telefônica e todos os números parecem ter sido desconectados. Depois, uma revista sobre famosos traz na capa uma mulher belíssima que ele nunca tinha visto antes, Marilyn Monroe. E para piorar, objetos do dia a dia começam a desaparecer e são substituídos por pedaços de papel com palavras escritas, como “vaso de flores” e “barraca de refrigerante”. A única alternativa que Ragle encontra para descobrir o que está acontecendo é fugir da cidade e de todos esses acontecimentos bizarros, contudo, nem a fuga nem a descoberta serão tão fáceis quanto ele imaginava.


Avaliação: ★★★★★

Estou preparando esse post já faz alguns meses, mesmo porque já terminei a leitura há um bom tempo. Acontece que o tipo de post que levo mais tempo para fazer são sobre filmes e livros, pois não gosto de deixar nada de fora e nem falar besteira.

Eu simplesmente adorei O Tempo Desconjuntado. É um livro que fala sobre volta no tempo (ou não), mostra como o ser humano pode ser capaz de manipular os outros afim de atender suas próprias necessidades. Aqui temos uma história de ficção científica quase não reconhecida e que merece um lugar no topo de melhores livros de ficção dos últimos tempos.

O livro foi publicado pela primeira vez em 1958, já depois da Segunda Guerra Mundial, mas a guerra era algo muito recente, por isso vemos um cenário em que ela ainda está lá.

Se você já assistiu ao Show de Truman, certamente vai fazer um paralelo entre os dois mundos, o de Truman e o de Ragle Gum, que é um cidadão comum, vivendo de forma monótona, mas é mais ou menos uma celebridade em sua cidade.

Aos poucos ele vai descobrindo pistas de que sua vida é uma bela mentira e que ele precisa sair dali. Mesmo vivendo uma mentira, o que ele faz é ajudar o seu país, não da forma como deveria ser, mas ele ajuda mesmo assim.

Como eu disse antes, nunca li nada do PKD, então não tenho como comparar uma obra com outra, mas sei que normalmente os leitores adoram suas obras. No caso de O Tempo Desconjuntado, não é o livro mais popular dele, entretanto recebeu inúmeros elogios pela crítica pelo que li até agora. Tive uma experiência muito boa ao ler esse livro e foi a porta de entrada para que eu quisesse ler os demais livros do Philip.

A história é muito bem desenvolvida, com personagens bem trabalhados e fortes, porém sinto como se faltasse uma continuação. Infelizmente essa sensação seguirá, já que PKD já não pertence mais a esse mundo.

Ainda assim, não ficam lacunas, a vontade é só que a história fosse eterna, porque é nada mais que maravilhosa.

Deixo aqui a minha dica e já aviso que estou com vários livros para atrasados para postar aqui para você.

Até a próxima!


TítuloO tempo desconjuntado; 
AutorPhilip K. Dick
Páginas: 272; 
Ano: 2018; 
Gênero: Ficção Científica; 
Editora: Suma.
I.S.B.N9788556510662
Tradutor: Braulio Tavares


Compre na Amazon clicando no link abaixo, assim você estará ajudando o blog ❤

16 comentários

  1. Miga, vai fundo e procura mais obras do Philip pq vc vai se apaixonar real. A primeira obra que li dele foi Ubik e quase chorei pelo livro ter acabado. ELE É SENSACIONAL DEMAIS!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô louca pra ler ubik. Eu amei esse aqui com certeza vou procurar mais

      Excluir
  2. Olá!
    Nunca li nada do autor, talvez por raramente eu ler ficção científica, mas gostei bastante da premissa. Que bom saber que a temática do livro envolve a manipulação, é bem divertida e os personagens bem trabalhados.
    Vou colocar na lista.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Estou com esse livro aqui, inclusive comecei a ler ontem, mas só li o primeiro capítulo. Assim como você, não li nada anteriormente do autor e com os inúmeros elogios estou com muitas expectativas. Achei interessante você citar que é possível fazer um paralelo com o mundo de Truman, amo o filme dele, então acho que vou curtir esta leitura. Sua opinião animada me deixou ansiosa para prosseguir a leitura. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nunca li nada do autor, mas sei que ele é super renomado. Adorei a temática desse livro, porque adoro tudo que fala sobre ou tem alguma relação com o tempo, haha. Ótima resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Os livros do PKD parecem ser bastante diferentes do que estamos habituados a encontrar por ai, não é? Eu gostei muito da proposta e fiquei intrigada para ver como essa questão da manipulação humana é trabalhada.
    É uma dica que parece que vai me agradar muito e vou anotar, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Milka, sua linda, tudo bem?
    A Duda resenhista do meu blog é que leu esse livro e gostou muito. Ela reconheceu que vários filmes e livros se inspiraram na ideia desse autor. Ainda quero ler, pois ele é muito famoso e elogiado e a editora está trazendo outros livros dele também. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Parabéns pela resenha, confesso que esse gênero foge completamente da minha zona de conforto! Nunca li nada do gênero e nem conhecia o autor, mas fiquei muito interessada em tudo; sempre quis ter esse controle. e lendo reflexivamente, passamos por isso todos os dias sem perceber. ainda que não seja muito minha área, gostei bastante e vou anotar a dica! Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    ainda não li nada do autor e sinceramente não sei se é o tipo de livro que prenderia minha atenção. Confesso que enquanto lia sua resenha até fiquei curiosa para descobrir mais sobre os acontecimentos estranhos que compõem a vida do protagonista, mesmo assim não me sinto instigada o suficiente para quem sabe correr para a leitura. Apesar disso, gostei de saber mais a respeito da obro e prometo amadurecer a ideia de uma provável leitura.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  9. Oi, Milca! Seu gato é muito lindo! *_____*
    Sobre o livro, confesso que pouco leio de ficção científica e não conhecia ainda o autor, mas gostei muito da premissa do livro e de sua resenha, seu ponto de vista me fez ter muita vontade de ler o livro, indiferente da época em que ele foi publicado.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do autor, mas sei que ele é uma referência na literatura quando o assunto é ficção científica. Confesso que esse é um gênero que não sou muito familiarizada, li poucos livros, então, não sei se é uma leitura que me agradaria tanto. No entanto, achei a premissa interessante e gostei de saber que o livro mostra como as pessoas são capazes de manipular as outras para alcançar seus interesses.
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica. Quem sabe um dia eu animo sair da minha zona de conforto e ler mais ficção científica, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh, eu adoro o show de Truman!!! ♥ Fiquei contante de saber dessa comparação, saber da premissa me deixou muito empolgada para conferir a leitura. Eu já li alguns livros do autor e gosto bastante da escrita dele. Adoro livros de ficção científica, então já estou super empolgada por essa obra, que tem uma capa linda, diga-se de passagem.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Quando eu li esse livro eu não fazia ideia de que o filme havia sido inspirado nele e de cara senti a semelhança, Mas só depois fui pesquisar e descobri hahaha
    Enfim, adorei a sua resenha e ver como foi a leitura para você.

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente, que gato heim, eu simplesmente amei, parabéns. Muito obrigada pela sinceridade da resenha mas essa é uma dica que deixarei passar no momento pois não é uma leitura que me encha os olhos, mesmo assim muito obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Milka,
    Essa é uma das minhas próximas leituras. Vi comentários positivos sobre o livro e fiquei interessada em conhecê-lo. Eu já vi o filme Show de Truman e achei a história fantástica, então, já vi que irei gostar do livro. Parabéns pela resenha.
    Bjs.
    Pri.

    ResponderExcluir
  15. Olá Milka, ainda não tive a chance de ler nada desse autor, mas pelos seus comentários esse livro parece estar incrível *-* Apesar de não ler muito ficção cientifica gosto do gênero e pelo sua resenha o enredo parece estar muito bom *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.