sexta-feira, dezembro 22, 2017

LIVRO | CELSO DANIEL - SILVIO NAVARRO

Certamente esse é o gênero que menos aparece por aqui. Mas já adianto que vai ser mais frequente e, aliás, já até falei sobre livros do tipo lá no blog Pensamentos Valem Ouro, sugiro muito a leitura do livro A República da Propina, ainda mais porque 2018 é ano eleitoral. Mas então, faz tempo que quero começar a sugerir livros sobre casos envolvendo políticos, já que eles nos trazem uma visão diferente das versões contadas pela mídia. Além de ser um caso ainda famoso e falado no Brasil, Celso Daniel apresenta um crime brutal, impiedoso e cheio de mistérios envolvendo, inclusive, outros grandes nomes da política brasileira.

Sinopse: Mito político-policial. Tabu entre as forças de investigação. Pauta jamais superada na imprensa. Permanente perturbação na cabeça de homens poderosos, de partido poderoso. Este mistério perfeito e digno da melhor literatura de suspense é, no entanto, uma trama real. Nenhum crime brasileiro recente mobilizou mais o imaginário popular que o assassinato de Celso Daniel, prefeito petista da cidade de Santo André, em janeiro 2002 — mesmo ano em que Luiz Inácio Lula da Silva seria eleito presidente da República. Quase quinze anos depois, Silvio Navarro reconstrói, em detalhes, a sofisticada máquina de desvio de recursos públicos e expõe as bases operacionais do que seriam, em escala nacional, mensalão e petróleo. Resultado de uma apuração de fôlego, Celso Daniel é uma reportagem em ritmo de thriller. Um estandarte a mostrar a força do jornalismo que reúne fatos novos e esclarecedores para que encontremos a leitura, o caminho, a verdade.
Avaliação: ★★★★★
Sim, eu gosto muito de ficar por dentro do mundo da política e saber sobre quem nos representa, ou deveria representar. Além disso, como vocês sabem, eu sou daquelas que não dispensa uma teoria da conspiração e se tem uma coisa que esse livro tem e muito, meus caros amigos, é teoria da conspiração.
Pela sinopse você já sabe do que vai tratar o livro e mesmo que você seja uma pessoa totalmente away desse assunto, tenho certeza de que em algum momento da sua vida você já ouviu esse nome: Celso Daniel. O caso é realmente intrigante, mas o livro conta basicamente todos os fatos que culminaram na morte do prefeito de Santo André.

Eu tinha certeza de que no final eu chegaria à conclusão de que ~uma certa pessoa por ai~ foi a mandante da morte dele, mas isso não aconteceu, já que a intenção do livro é nos apresentar fatos que rondam até hoje esse mistério. Com base nesses fatos você imagina N situações; percebe a quantidade de pessoas envolvidas e o pior, nunca será 100% resolvido e sempre haverá duvidas.
Como pode 10, eu disse DEZ pessoas ligadas diretamente à morte de Celso Daniel simplesmente, do nada mesmo, morrerem de causas naturais, acidentes ou cometerem suicídio? Muito estranho, certo? A última e mais recente morte, que até entendemos, foi a do Sombra, mas ainda assim os médicos disseram que ele estava bem apesar da luta contra o câncer.

Considero uma leitura muito válida para nós pensarmos bem em quem vamos depositar nossa confiança nas próximas eleições. A corrupção é tipo câncer, mas se não buscarmos conhecimento e, pelo menos, fizermos nossa parte, sem dúvida não haverá esperança de cura.

A intenção de indicar esse livro não é apontar um partido ou outro, não é ser coxinha ou petralha. Muito pelo contrário, quero que você leia e tome sua própria decisão sobre o que pensar a respeito desse e de muitos outros casos que acontecem diariamente e nós nem ficamos sabendo.

I.S.B.N: 9788501107725; Páginas: 238; Ano: 2016; Autor: Silvio Navarro; Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias, Política; Editora: Record.

Compre agora


47 comentários

  1. Achei muito interessante a sua sugestão de leitura, até agora pelo menos não tinha visto algum blog com essa pauta. E fiquei interessada em ler o livro, acho muito válido falar de política. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e achei interessante essa sugestão. Ler é sempre enriquecedor!

    ResponderExcluir
  3. Não faz muito o gênero de livro que eu leio, mas é uma boa dica pra quem gosta.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Ótima sugestão e sua resenha está perfeita bem detalhada. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não tinha visto o livro ainda, mas gosto, ainda mais por ele trazer fatos e não impor uma linha de pensamento.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia, adoro ler sobre isso e ampliar meus conhecimentos.
    Pony Random | Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Olá Milca, gostei desta sugestão. Acho que as narrativas históricas são uma fonte valiosa de entendermos melhor a nossa realidade, tão complicada e cheia de interesses políticos, económicos, corporativos... vou procurar este livro...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, como vai? Confesso que ainda nao conhecia, mas gostei bastante da dica, esse livro parece realmente ser ótimo

    ResponderExcluir
  9. Olá, ótima resenha. Ainda não conhecia esse livro mas me lembro do caso do assassinato do prefeito. Pela sua resenha, me parece uma leitura super válida de se fazer, ainda mais próximo do ano eleitoral.

    ResponderExcluir
  10. Excelente dica para o momento político que estamos vivendo e para ano que vem votar com bastante consciência.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  11. O livro é fantástico, é um livro que fala sobre a política, livros que falam sobre os políticos são sempre válidos. Esse tipo de livro falam muitas coisas importantes que interessam ao público, gostei bastante da sugestão do livro, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia esse livro, também gosto desse assunto. Vou comprar, fiquei bem curiosa para saber mais! Beijos! Joici

    ResponderExcluir
  13. Realmente uma indicação de livro que nos coloca a par de muitas coisas. Gostei!

    ResponderExcluir
  14. Ano que vem tbm quero sair da minha zona de conforto e ler mais este tipo de conteúdo. Ficar por dentro das coisas que acontecem e de como são apresentados pra gente. Gostei da indicação <3

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não é um livro que costumo ler, quando envolve política prefiro ficar meio de fora porque pra mim todos são farinha do mesmo saco. Mas gostei de sua resenha e confesso que fiquei interessa em ler esse livro.


    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiie
    Que post lindo, adorei. Confesso que esse não costuma ser o tipo de livro que leio normalmente, mas reconheço que ele é de grande importância, afinal como você falou tem coisas acontecendo que nós nem sabemos. Adorei a indicação.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  17. Leio pouco esse tipo de gênero mas é uma ótima sugestão de leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Também gosto muito desse tipo de suspense que tenta solucionar um caso de morte e gostei de saber que nesse caso o desfecho fica em aberto. Confesso que não conheço esse prefeito, talvez pela idade ou por falta de informação, mas já vou agora mesmo à procura de notícias kkk
    Um feliz 2018!

    ResponderExcluir
  19. Oie Milca! Menina eu adorei a sua resenha, eu não conhecia o Celso Daniel e nem tinha ouvido falar (me julguem) mas eu fiquei chocada com essa morte dele, e esse lance de possíveis envolvidos também mortos, parece uma história digna do Harlan Coben, mas no caso, é uma história real o.O

    ResponderExcluir
  20. Eu não conhecia o livro, mas já fiquei bastante interessado. Também concordo que temos que nos inteirar dos acontecimentos políticos e ter uma cabeça mais abrangentes e não ficar preso a partidos de esquerda ou direita, pois é a partir disso que somos manipulados. Infelizmente a corrupção está geral. Bem estranho mesmo esses pontos sobre o crime que você citou. Aproveitei e estou seguindo o blog.

    ResponderExcluir
  21. Gente, não conhecia esse livro ainda! Mas caramba, preciso ler. Me interesso demais pela política e nesse caso ainda tem uma pitada do mistério. Adoro uma teoria da conspiração também, rs. Deve ser ótimo! Obg

    ResponderExcluir
  22. Já gostei.
    Pra quem acompanha pouco a política do Brasil (acompanho muito pouco, infelizmente), o livro é uma forma de nós atualizar das verdades, co.o vc mesmo diz, não contada pela mídia.

    ResponderExcluir
  23. Oiieee

    Um caso que, a meu ver, aidna está envolto em muitos mistérios, parece que nunca foi completamente esclarecido e as explicaçõoes que apareceram me pareceram meio apressadas, confusas... Acho legal livros que tratam sobre esses fatos que estão marcando o atual panorama politico do Brasil, vale a pena porque ler é conhecer e saber, e quando a gente conhece evita erros como tantos que estão sendo cometidos... Enfim, ótima dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  24. Apesar de não ser meu estilo de livro preferido fiquei intrigada querendo saber mais sobre a história quem sabe assim conseguimos entender um pouco mais do que se passa

    ResponderExcluir
  25. Achei muito interessante a sua indicação de livro, me deixou bastante curiosa para conhecer essa história mais a fundo. Beijos 😘

    ResponderExcluir
  26. Ainda não lê esse livro fiquei curiosa, de ler ele parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  27. Olá, feliz natal!
    Fiquei muito interessada em ler apesar de não entender nada de política mas gosto de aprender e o assunto muito me interessa. Com certeza vou ler! Bjs

    ResponderExcluir
  28. Esse tipo de leitura é algo muito difícil para que eu faça, mas definitivamente tenho que tentar abranger meus horizontes e sair da minha zona de conforto.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  29. Não sou fã de livro de política. Mas é bem interessante.

    ResponderExcluir
  30. olá , tudo bem ? Otima dica para termos um pouquinho de conciencia na hora de votar , 2018 é ano de escolha politica e cada Brasileiro teria obrigação de buscar um pouco mais de informações , e não apenas se basear em propaganda eleitoral.

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Gostei bastante como você apresenta sua experiência com essa leitura. Mas infelizmente não me atrai nem um pouco esse gênero. Simplesmente não suporto política, mas para fãs reconheço um bom aprendizado.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bem? Não é uma leitura que eu tenha interesse em realizar, porém parece ter bons ensinamentos. Adorei a resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Não conhecia esse livro. Uma boa sugestão para quem gosta de política.

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bem?
    Eu gostei da sua resenha e impressões, mas infelizmente não pretendo ler o livro, não tenho muito interesse por política. É uma boa pedida para quem gosta de ler sobre política!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Confesso que não é o tipo de livro que eu curta, acho que devido a tantas desilusões com o assunto, estou magoada rsrs. Mas sem dúvida é uma leitura válida.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Embora eu tenha ficado atento aos fatos na época que tudo aconteceu não sei se eu conseguiria ler o livro todo rsrs não sou chegada em política mas gosto do lado investigativo rs

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha mais confesso que não é bem o tipo de livro que eu leio mais eu simplesmente fiquei muito curiosa para ler

    ResponderExcluir
  38. curto o gênero, esse ainda não li, apesar da vontade de ler, colocando na lista de leitura para 2018

    ResponderExcluir
  39. Olá!

    Adoro o gênero mas confesso que leio pouco porque sou bem seletiva. Mas esse eu leria, apesar de ser bem criança - tinha só oito anos na época - lembro bem da repercussão desse caso, e tenho para mim que jamais descobriremos quem foi.

    ResponderExcluir
  40. Confesso que não é meu estilo de leitura, mas fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  41. Oi, tudo bom?
    Realmente eu li poucos livros de política brasileira até agora, e confesso que fiquei bastante interessado neste, até mesmo para estudar para as minhas provas e tal acabam ajudando, eu não lembro nada dessa época, pois eu acabara de completar um ano de vida! Então essa sua dica já está anotada na minha listinha <33

    Abraços,
    www.residiu.tk

    ResponderExcluir
  42. Oi.
    Tenho que admitir que estou fugindo um pouco quando o assunto é politica nos últimos tempos. Parece que quanto mais mechemos, mais a merda fede mesmo, mas realmente esse engajamento é necessário para que a impunidade pare de reinar.
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  43. Oii Milca, tudo bem? Sua resenha ficou ótima. O livro parece bem interessante para quem quer se inteirar sobre o assunto, e esse não é meu caso... Gosto de não-ficção e livros reportagem, porém não acho que essa seria uma boa pedida para mim, pelo assunto em si mesmo.

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  44. Oii, tudo bem?
    Fico feliz que tenha gostado da leitura, a sua resenha ficou muito boa, mas eu confesso que esse não é exatamente meu tipo de leitura, então não é algo que realmente me chame a atenção, mas eu irei procurar mais sobre o assunto, quem sabe eu não acabe me interessando?

    ResponderExcluir
  45. Olá,
    Eu até leio livros de políticas, mas ficção. Não curto livros de politicas reais, mesmo assim creio que o tema interesse a bastante gente.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  46. Ola lindona acredito ser uma leitura muito interessante, e que mistério ainda ronda sobre a morte de Celso Daniel, realmente é uma incógnita sobre as mortes dos suspeitos. Fiquei bem curiosa sobre todos os fatos. Dica anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  47. Não conhecia essa obra e adoro livros policiais! Gosto quando o autor nos faz imaginar mil situações diferentes. Acho que leria sim!

    beijinhos!

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.