segunda-feira, janeiro 15, 2018

MEUS CACTOS + DICAS DE CUIDADOS

Esse post é para declarar abertamente o meu amor aos cactos. Sou apaixonada por eles há tempos e, agora que tenho minha casa, posso enchê-la de cactos de todas as formas e tamanhos. Eu sempre quis ser mãe de plantinhas, já ensinei a fazer mudinhas de suculentas (só deu certo comigo uma vez e nunca mais, mas com outras pessoa deu certo, que fique claro), mas confesso que enquanto morava com meus pais eu só jogava lá e "seja o que deus quiser". Mas agora as coisas mudaram e eu tenho um espaço enorme para preencher de verde.
Eu não sei quais são as espécies, tipos ou sei lá o quê. Sei que acho todos eles lindos e são as plantas que mais dão certo aqui comigo, já que estão sobrevivendo há um bom tempo. Faz uns quatro meses que estou na casa nova e só deixei morrer uns dois, mas acho que eles já "vieram com defeito". 

Como eu cuido?

Como eu disse ali em cima, já morreram alguns desde que me mudei. Acho que fiquei com tanto medo de que eles morressem que joguei água demais, então aqui está a primeira dica: quanto menos água melhor.
Costumo molhar os meus uma vez por semana e se estiver com dia chuvoso, apenas não. Se eu percebo que a terra está com aparência meio úmida, deixo a rega para outro dia. Você pode espetar um palito na terra, se ele sair úmido, pule o dia da rega. Eu moro em apartamento, então às vezes os deixo na janela para pegar um solzinho, mas dobro o cuidado, porque também sou mãe de gatos que odeiam minhas plantas.
Não tem problema você colocar vários cactos em um vasinho só, mas é preciso prestar atenção quanto ao crescimento, pois o tamanho do vaso limita o tamanho do cacto. Às vezes eu dou uma borrifada de água neles, sei lá, para refrescar (rindo).

É muito fácil cuidar deles, não tem segredo nenhum, agora, se a raiz apodrecer por causa do excesso de água, você pode cortar a parte podre, esperar uns dois dias e plantar de novo, às vezes dá certo. Dica da minha irmã. Ainda quero um cacto bem grande para colocar em um vaso no chão, mas ainda não tive tempo de ir atrás e, claro, quero mais um monte de outros desses pequenos mesmo, eles são muito lindos.

E vocês, curtem plantinhas e cactos? Gostaram dos meus filhos?

32 comentários

  1. Adorei as dicas.eu tenho vontade de montar um pequeno jardim mais tenho receios. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  2. Querida Milca. Fico encantada com seu carinho. As plantas estão lindas e as fotos magníficas. Continue vom seu lindo trabalho. É de se admirar.

    Beijos de Jú

    ResponderExcluir
  3. Queria um cacto, nem isso a mãe quer me dar... Acha que não tenho capacidade
    Pony Random | Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Que plantinhas mais lindas! E não desanime com as mortes dos seus cactos, a prática vai levando à perfeição. Parabéns pelo post e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  5. Dei um cactozinho de aniversário pra minha mãe. Ela adorou. Ele é muito fofinho só que ela afoga o coitado na água hahaha Já falei que assim ele vai acabar morrendo. Ele até tem a florzinha do cacto, acho tão lindinho!
    E adorei suas plantinhas <3

    ResponderExcluir
  6. Cactos é uma planta linda ela fica bem na decoração, eu gosto muito de plantas nunca tive um cacto, você cuida muito bem dos cactos, muito legal esse carinho pelos cactos bjs.

    ResponderExcluir
  7. Minha ama Cactos!! Se ela pudesse ela teria vários! Ela ama plantas! Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  8. É muito lindinho...dá para montar um mini jardim... Aqui vende muito desses cactos
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  9. Acho tão linda decorar a casa de cactos!Eu ja tive,mas acabei exagerando na água rsrsrs Bjo

    ResponderExcluir
  10. Eu to numa fase amando cactos, todos me diziam que é super fácil de cuidar, mas tinhas minhas dúvidas, então vim aqui e ler seu post me deu mais certeza que preciso de um cacto no meu quarto pra ontem
    https://egualaryssa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu também tenho muitos cactos e suculentas. Tenho em casos separados como também tenho muitos juntos numa taça grande. Mas fico sempre na dúvida se é água a mais ou a menos. Obrigada pela partilha do teu amor a estas plantas e como cuidar delas.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  12. que lindo seu cantinho adorei. Acho cacto uma planta muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindos seus cactos amo plantinhas e amei as dicas 😉

      Excluir
  13. Que lindos seus cactos, adorei as dicas e post. Amo plantas, mas no momento não estou tendo muito tempo para cuidar, minha vizinha e eu dividimos as plantas, para ver se damos conta!

    ResponderExcluir
  14. Achei lindo os cactos eu amo plantinhas e amei as dicas 😉

    ResponderExcluir
  15. EU tinha um cacto também, mas acabei matando ele afogado!
    Ainda vou tentar de novo e espero que dê certo dessa vez, são uma gracinha e ficam lindos na decoração.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho muita vontade de ter cactos em casa, parecem plantas simples de cuidar pelo seu ótimo post, além de bonitinhas.

    ResponderExcluir
  17. Oie, Milca!!

    Eu amei seu post pois falou de uma paixão que tenho em comum com você.
    Sempre fui apaixonada por plantas, principalmente por suculentas e cactos e também assim que tive minha casa reservei um bom espaço para dedicar as minhas plantinhas. Gostei muito das suas. Lindas!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Cactos são tão lindos né? Eu tenho suculentas artificiais aqui em casa pq não consigo acertar a cuidar de plantinhas naturais!

    ResponderExcluir
  19. Estão bem bonitos, achei interessante por nunca ter lido sobre eles, gostei das suas dicas, acho que vou experimentar plantar aqui em casa depois de ler suas dicas e cuidados acho que não será difícil

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  20. Que lindos, eu amo cactos, acho muito amor <3

    ResponderExcluir
  21. Quantos cactos!!! :) Adorei
    Eu tenho só um! E se eu tivesse lido sua dica antes, teria mais. Pois já apodreceram algumas vezes e eu joguei fora... :(

    ResponderExcluir
  22. Eu sou louca por plantinhas. Creio que quanto tiver minha casa vai ser uma floresta kkkkk.
    Amei esses cactos, queria para mim. 😍

    ResponderExcluir
  23. Eu comprei meu primeiro cacto há pouco tempo e estava com receio de deixar o pobrezinho morrer. Suas dicas me salvaram, e salvaram o Tinho também (é, meu cacto recebeu um nome haahah).

    ResponderExcluir
  24. São lindos seus cactos. Aqui em casa só tem um. Fiquei com vontade de ter mais, rsrs.

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post sobre cactos,é uma planta peculiar difícil de manter mas o resultado é incrível.Depois de ler seu post me deu muita vontade de ter uma,estão lindos!!

    ResponderExcluir
  26. Sou louca para ter mas aqui onde moro faz tanto calor, por isso que ainda não tive...

    ResponderExcluir
  27. Ah eu não tenho nenhum, mas vendo suas lindezas deu vontade de ter aqui em casa.
    Já li suas dicas e vou começar :)

    ResponderExcluir
  28. Sou apaixonada por esses cactos, só não sabia como que mantinham eles, adorei seu post

    ResponderExcluir
  29. Meu pai ama cactos e tem vários aqui em casa. Todos sempre verdinhos e bonitos.

    ResponderExcluir
  30. No meu jardim de casa tem bastante cactos, tem um que está enorme rsrsrs, mas minha mãe que cuida

    ResponderExcluir
  31. Que perfeitooooo!
    sou apaixonada por cactos ♥
    amie
    beijs

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.