quarta-feira, novembro 12, 2014

Coisas que aprendi desde que comecei a fotografar

Desde que eu comprei minha Canon T3 e passei a fotografar mais, aprendi muita coisa, mas aprendi principalmente com os erros que cometi. De lá pra cá, muita coisa mudou e outras nem tanto, mas eu gostaria de ter lido essas dicas antes e dois dias depois de comprar a tão sonhada câmera.

1) Não espere que sua foto seja exatamente igual a de outra pessoa
Assim que comprei a minha câmera, eu tinha em mente que minhas fotos ficariam perfeitas e que eu conseguiria fazer com que elas parecessem aquelas do Tumblr e We  it. O problema é que não ficaram e até hoje não ficam. Cada um tem um jeito de fotografar e editar fotos. Resultado: frustração total.
2) Nem tudo precisa ser fotografado
Depois que os celulares com câmera se tornaram coisas comuns, as pessoas perderam a noção do que é legal fotografar ou não. Você não precisa fotografar sua prova de concurso, as peças de um museu ou outras pessoas que estejam fazendo algo que você considera anormal. Pense antes de clicar.

3) Se possível, mantenha a lente sempre na câmera para não perder momentos legais
E não estou sendo contraditória com relação ao item anterior. Digo apenas que você pode perder aquela paisagem linda ou momentos especiais que não podem esperar até você colocar a objetiva na câmera.

4) Tenha sempre pilhas novas ou carregadas para o flash
Ainda acontece com frequência de eu levar o flash para algum lugar e na hora de usar, ou não levei as pilhas ou elas estão descarregadas. Aí você tem que se virar com o ISO e velocidades baixas para conseguir alguma coisa.

5) Faça um check-list antes de sair de casa para fotografar
Impressionante como, geralmente, eu só percebo que esqueci algo quando não dá mais para voltar em casa. O item anterior é o que mais acontece. Anote tudo o que você vai precisar, mesmo que seja para fotografar o look do dia.

6) Verifique a bateria com antecedência
Também entra no check-list, mas é sempre bom citar separadamente. Mesmo que você ache que dois tracinhos serão suficientes para uma hora de fotografia, você vai acabar ficando na mão. É melhor levar a câmera com a carga completa ou, se você tiver, uma bateria extra.

7) Cartões de memória podem e vão te sacanear
Perdi a conta de quantas vezes perdi fotos maravilhosas por causa do cartão de memória que de uma hora para outra resolveu me abandonar. Depois disso pesquisei programas para recuperar fotos mesmo com o cartão corrompido.

8) Estude e entenda o básico sobre ISO, abertura e velocidade
É o básico para você sair do modo automático, ou você quer mesmo comprar uma câmera de 2 mil reais para usar como se fosse uma compacta?

9) Fotos incríveis podem ser feitas com uma câmera profissional ou com celular
Não pense que porque o cara tem uma 5D Mark III que as fotos dele são perfeitas. No Instagram existem milhares de perfis de pessoas que usam apenas um celular e têm fotos que te deixam de queixo caído. O segredo é praticar, praticar e não desistir.

10) Descubra o tipo de fotografia que você gosta de fazer antes de comprar equipamento desnecessário
Gastei muito dinheiro com coisas que, no final, não me foram tão úteis. Explore bastante sua lente 18-55mm, que é mais comum vir na câmera, antes de sair comprando lente de zoom, flash, rebatedor, tripés de vários tamanhos e por aí vai.

2 comentários

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.