segunda-feira, novembro 10, 2014

As frases mais legais de O Diário de Anne Frank

Depois de alguns dias sem postar, eis que estou de volta. Fui descansar a mente em Pirenópolis (fotos em breve) e acabei não deixando nada pronto, mas estou de volta a todo vapor. Recentemente reli O Diário de Anne Frank e marquei as frases mais legais que fui encontrando e, claro que precisei escrevê-las aqui. É sempre emocionante ler esse livro, sempre parece que é a primeira vez. A Anne é inspiradora e confesso que escolhi o momento certo para reler o livro, foi tipo um tapa na minha cara. É, a minha vida não está das melhores no momento e os livros têm sido uma salvação, claro! 
As frases que marquei seguem a ordem em que aparecem no livro.

"O papel tem mais paciência do que as pessoas."

"Na cama, à noite, enquanto penso em meus muitos pecados e em meus defeitos exagerados, fico tão confusa pela quantidade de coisas que tenho que analisar que não sei se rio ou se choro, dependendo do meu humor. Depois durmo com a sensação estranha de que quero ser diferente do que sou, ou de que sou diferente do que quero ser, ou talvez de me comportar diferente do que sou ou do que quero ser."

"Apesar de tudo, vou em frente, vou encontrar meu caminho e refrear as lágrimas."

"Não me condene, mas pense em mim como uma pessoa que às vezes chega a ponto de explodir."

"O espírito do home é grande, mas seus atos são tão mesquinhos."

"Mas os sentimentos não podem ser ignorados, não importa que pareçam injustos ou ingratos."

"Chorar pode trazer alívio, desde que você não chore sozinha."

"O fato de escrever me levantou um pouco das "profundezas do desespero"."

"Riqueza, prestígio, tudo pode ser perdido. A felicidade em seu coração pode ser diminuída; mas estará sempre lá, enquanto você viver, para torná-lo feliz de novo."

"Sempre que estiver sozinho ou triste, tente ir para o sótão num dia lindo e olhar para fora. Não para as casas e os telhados, mas para o céu. Enquanto puder olhar sem medo para o céu, saberá que é puro por dentro, e encontrará a felicidade outra vez."

"[...] meus dias de escola, felizes e despreocupados, se foram para sempre. [...] Não posso mais ficar de brincadeira, porque o meu lado sério sempre aparece."

"Nesses momentos, não penso na infelicidade e, sim, na beleza que permanece."

"Saia, vá para o campo, aproveite o sol e tudo que a natureza tem para oferecer. Saia e tente recapturar  a felicidade que há dentro de você; pense na beleza que há em você e em tudo ao seu redor, e seja feliz."

"[...] a beleza continua a existir, mesmo na desgraça."

"Uma pessoa feliz tornará as outras felizes; uma pessoa com coragem e fé nunca morrerá na desgraça."

"A gente não faz ideia de como mudou até que a mudança já tenha acontecido."

"Às vezes sei qual é o meu lugar, e outras vezes tenho dúvida, mas acabarei chegando aonde quero."

"Não tenho dinheiro, nem posses terrenas, não sou linda, inteligente, nem esperta, mas estou feliz e pretendo continuar assim." 

"Um dia vazio, mesmo claro e puro como qualquer noite, é escuro."

"Preciso ter alguma coisa além de um marido e de filhos aos quais me dedicar! Não quero que a minha vida tenha passado em vão, como a da maioria das pessoas. Quero ser útil e trazer alegria a todas as pessoas, mesmo àquelas que jamais conheci. Quero continuar vivendo depois da morte.

"Quando escrevo, consigo afastar todas as preocupações. Minha tristeza desaparece, meu ânimo renasce!"

"Os fracos cairão, e os fortes sobreviverão e não serão derrotados!"

"Por que a Inglaterra fabrica aviões e bombas maiores e melhores e, ao mesmo tempo constrói casas novas? Por que se gastam milhões com a guerra a cada dia, enquanto não existe um centavo para a ciência médica, para os artistas e para os pobres? Por que as pessoas têm de passar fome, quando montanhas de comida apodrecem em outras partes do mundo? Ah, por que as pessoas são tão malucas?"

"Não acredito que a guerra seja apenas obra de políticos e capitalistas. Ah, não, o homem comum é igualmente culpado; caso contrário, os povos e as nações teriam se rebelado há muito tempo! Há uma necessidade destrutiva nas pessoas, a necessidade de demonstrar fúria, de assassinar e matar. E até que toda a humanidade, se exceção, passe por uma metamorfose, as guerras continuarão a ser declaradas, e tudo que foi cuidadosamente construído, cultivado e criado será cortado e destruído, só para começar outra vez."

"A natureza é a única coisa para a qual não existe substituto!"

"Os que não sabem terão de descobrir por experiência própria que "uma consciência tranquila dá força às pessoas"!"

"É incrível que eu não tenha abandonado todos os meus ideais, já que parecem tão absurdos e pouco práticos. Mas me agarro a eles porque ainda acredito, a despeito de tudo, que no fundo as pessoas são boas."

"[...] e tento achar um modo de me transformar no que gostaria de ser e no que poderia ser se... se não houvesse mais ninguém no mundo."

O Diário de Anne Frank vem me inspirando há anos e as frases são bem marcantes. Mesmo que vivamos em uma época totalmente diferente da que Anne viveu, acredito que muita gente se identifica com a maioria das frases. Sempre me perguntei como ela foi forte e o que ela sentiu quando todos do Anexo Secreto foram capturados. Talvez eu entre demais nos livros que eu leio, por isso, quando penso na situação fico angustiada.
Apesar de tudo é uma ótima reflexão sobre como vivemos atualmente e sobre tudo o que reclamamos.

3 comentários

  1. As frases que contém no livro são bem inspiradoras mesmo. Elas fazem com que a gente pense em nossas atitudes, entre outras coisas. Parabéns!!

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, eu marquei uma por uma e depois reescrevi, foi bem inspirador para mim!
      Bjs

      Excluir
  2. Apesar de tudo que passou e de ser tão novinha, ela era mais sábia do que muita gente hoje e saberia aproveitar a vida como ninguém, essa frase diz tudo..

    "Saia, vá para o campo, aproveite o sol e tudo que a natureza tem para oferecer. Saia e tente recapturar a felicidade que há dentro de você; pense na beleza que há em você e em tudo ao seu redor, e seja feliz."

    Beijão,
    Desencana mina

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.