Está acontecendo aqui em Brasília, mais precisamente na Biblioteca Nacional, a exposição Eu leitor, que nada mais é do que "uma exposição inovadora sobre a experiência da leitura, que atravessa os universos da literatura e o prazer de ler. Um percurso experiencial, interativo e tecnológico de aproximadamente 500 autores, que explora a essência e a diversidade da arte literária de forma transformadora. Ou seja, tudo o que nós deste humilde blog amamos.
De todas as exposições que fui - e que gostaria de ter ido - certamente esta é a mais incrível. Digo isto, porque sou apaixonada pela literatura e pela arte de ler. Você sabem o quanto isso faz parte do meu cotidiano e ver que os meus escritores preferidos estavam de certa forma ali presente, foi uma experiência única,
São vários ambientes ao longo da exposição Eu leitor, sendo um deles dedicado à Alice no país das maravilhas. Com uma mesa gigante cheia de xícaras, pires e chaleiras, você sente dentro do próprio livro.
Os quadros na parede são com ilustrações do John Tenniel, responsável por ilustrar a versão do livro da editora Zahar, lindas por sinal.
Além disso, nesse mesmo ambiente, você pode ouvir histórias faladas. Enquanto estive lá, tenho certeza de que ouvi trechos de Dom Casmurro. Incrível. Na mesma sala podemos participar de várias palestras com grandes nomes da literatura nacional contando sobre os livros de suas vidas.
Os ambientes são todos muito lindos e trazem muitas referências aos clássicos que marcaram a história da literatura. Esse ano tive a oportunidade de conhecer o livro Fahrenheit 451 graças a indicação de uma professora incrível que tenho.
Era para ter saído a resenha dele aqui essa semana, mas acabei me enrolando aqui e não consegui. Mas trata-se de uma obra distópica, extremamente tocante e atual. Essa referência na exposição ao livro Fahrenheit 451 me surpreendeu e foi o ambiente mais queridinho para mim.
O penúltimo ambiente é a coisa mais apaixonante de toda a exposição Eu leitor. Vários livros ali, à nossa disposição e redes, puffs... totalmente aconchegante, você pode descansar enquanto lê algumas páginas do seu liro preferido.
Ainda no final, você conta com vários cartões postais com mensagens de Manuel de Barros e que você pode enviar para quem você quiser. Eles entregam mesmo. Achei a ideia sensacional e os postais são lindos.
Fui com a turma do curso de Literatura e Educação da EAPE, pessoas muito queridas e que tornaram tudo ainda mais especial. Não vou publicar nenhuma foto deles aqui, mas tivemos ótimos momentos lá, bem como em todas as terças-feiras.
Bem que eu gostaria de publicar todas as fotos que tirei aqui, mas são muitas, o post ficaria maior ainda. Ainda pretendo visitar a mostra novamente, se você for de Brasília e decidir visitar, todas as informações estão no site euleitor.com.br.
Boa tarde, como vai? eU GOSTEI BASTANTE das sua dica, realmente achei super interessante essa dica de exposição que você citou
ResponderExcluirExposição muito interessante e curiosa, gostaria muito de ir, podemos a cada objeto a lembrança de um livro já lido ou que lerei. Belas fotos, bjs
ResponderExcluirQue lugar incrível e charmoso, me levaaaa
ResponderExcluirQue bacana essa exposição é muito bom poder participar de um evento como esse, gostei muito do lugar, quantos objetos incríveis amei todas as fotos, deu vontade de visitar a exposição também, quem mora aí por perto não pode deixar de ir bjs.
ResponderExcluirQue bacana, ainda não fui a uma exposição assim.
ResponderExcluirAdoro exposições assim, sempre que podemos, vamos em familia. Sempre bom ir com pessoas que tornam tudo ainda melhor,né?! Vou torcer para esta vir ao RJ. Adorei, estou encantada com cada detalhe!
ResponderExcluirBeijos, Milca!!!
Alessandra Ramos
✩ Glamour N' Nails ✩ Instagram @glamournnails ✩
Menina que experiência que deve ter sido incrível! A empolgação do seu post é as fotos que vc usou para ilustra-lo deixou na gente um gostinho de água na boca. Belíssima oportunidade! Parabéns!
ResponderExcluirCARACAAA eu to apaixonada por essa exposição! Infelizmente nunca tive a oportunidade de ir em uma deste gênero, mas agora estou curiosa para conhecer!
ResponderExcluirUau, que perfeição, Mi!!!! Ainda não conhecia!
ResponderExcluirQue exposição linda e que maravilha, eu acho que moraria ai dentro, que post maravilhoso de ser lindo, sou apaixonada por literatura então eu com certeza me encontraria nessa exposição, amei!
ResponderExcluirQue bacana a proposta dessa exposição, achei bastante inovadora.
ResponderExcluirPelas fotos estava tudo muito lindo, adoraria apreciar a exposição.
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Que exposição maravilhosa!Meu sonho é ir em uma exposição assim *-*. Sinto-me maravilhada em ver essas fotos. Beijoos :*
ResponderExcluirPelas fotos é uma exposição maravilhosa, amei as fotos que colocou nesse post
ResponderExcluirQue exposição ótima! Nao sabia dela nao
ResponderExcluirque legal menina, e que fotos mais lindas
ResponderExcluirAí babei nesta exposição principalmente a sala dedicada a Alice e todas aquelas xícaras e pires.bjsss
ResponderExcluirAchei super interessante essa exposição, bem diferente do que estou acostumada ver, acredito que tenha sido um passeio maravilhoso! Bjs (•‿•) 💛
ResponderExcluirAaaahh, eu quero ir nessa exposição!!! Só não posso esquecer, gente!
ResponderExcluirAdorei demais <3
Nossa, amei esta exposição, fiquei com muita vontade de ver tudo de pertinho.
ResponderExcluirnossa que diferente e bem legal, deve ter sido super, queria ir tbm hehehe
ResponderExcluirNossa que incrível! Parece ter sido muito maravilhoso e eu fiquei aqui querendo muito ir!
ResponderExcluirhttps://dosecriativa.com/