quinta-feira, agosto 02, 2018

LIVRO | ENTRE ESTRELAS: AQUILES, A SAGA DE UM AUTOR DE TELENOVELAS - MARCÍLIO MORAES

Como é bom descobrir novas leituras. O meu maior medo em ganhar livros é não gostar, mas aí quando eu acho que nada mais me surpreende ou que nunca mais vai aparecer algo diferente na minha estante, vem Oasys Cultural com a saga de um escritor de telenovelas. A literatura nacional, ela é incrível, basta você selecionar bem o que vai ler.

Sinopse: Os bastidores do mundo aparentemente glamouroso das telenovelas são apresentados aqui de forma nua e crua, e servem como pano de fundo para a saga de Joca, um tarimbado autor dramático que vive na corda bamba para manter o controle sobre sua criação. No meio da fogueira das vaidades que une atores, autores, diretores e produtores, onde cada um puxa a brasa para o seu lado, a novela se desenrola diante dos nossos olhos, dia após dia. Nesta obra repleta de recursos narrativos e de originalidade ímpar, a cada página, a cada cena, somos transportados para dentro desse mundo, acompanhando de perto o fio da trama que une vida e arte, na odisseia do autor-protagonista em busca de sua montagem perfeita.

Avaliação: ★★★★☆

Já fui bastante noveleira em tempos remotos. Tempos em que as séries ainda não haviam tomado conta do meu tempo e que O Clone ainda era exibido em horário nobre. Confesso que depois de um tempo eu perdi um pouco o interesse por telenovelas, acho que o motivo maior foi não encontrar algo que substituísse O Clone.

Depois tentei várias, mas aí a vida adulta também veio, a faculdade no horário da noite e acabou que o tempo para ver TV diminuiu muito, chegando quase a zero. Mas lembro bem de quando eu não perdia um capítulo só.

Sempre imaginei que aquele mundo era puro glamour e que ser ator/atriz era sensacional. Além de que ser um diretor, sem dúvida devia ser o paraíso. É basicamente isso que todos nós pensamos. Aqui em Entre Estrelas, vemos que essas pessoas podem ter sim uma vida boa, com dinheiro, mas trabalho é trabalho e sempre vai ter seus perrengues.

Achei uma história incrível e foi uma experiência de leitura que me trouxe ótimos momentos de risadas com os pensamentos do Joca. Boca suja, como todos nós, xinga mentalmente, como todos nós e que sabe o que quer. Já pensou, o cara escreveu a história toda em torno de uma única mulher e de repente ela é tomada dele sem aviso nenhum? É para querer esganar todo mundo.

[...]não acham que podem tirar minha atriz do elenco quero essa gente aos meus pés". Impulsionou a cadeira de deixou a girar três vezes. Sentiu uma leve tontura quando se ergueu, o que não o impediu de abrir a elegante geladeira e puxa do congelador a garrafa de vodca.

Os personagens são todos muito bem trabalhados e, embora seja um livro curtíssimo - eu gostaria de mais umas três continuações - é uma história bem completa e que não me fez sentir falta de nada. Além de contar sobre a perda de sua atriz recém chegada nesse mundo de telenovelas, ainda temos a oportunidade de saber como Joca lida com seus conflitos internos, tais como a paixão que sente pela Nize e alguns traumas de infância.

Joca se senta cuidadoso, empertigado como um graveto. Olha em volta e, de repente, é atingido por um raio que o atravessa do cocuruto à ponta dos pés. No fundo do corredor, através de uma fresta, refletida no espelho do armário, ele consegue vislumbrar a imagem de Dona Elvira mudando de roupa. A parte de baixo do corpo não lhe é acessível. Apenas a pele branca das costas. Ela se vira ligeiramente, preparando-se para botar o sutiã. A visão dos seios fartos caídos sobre a saliência adiposa da barriga provoca no jovem voyeur sensação intensa, como se suas vísceras assassem na grelha.

Se vocês tiverem a oportunidade de ler Entre Estrelas, leiam! É uma obra que vale muito a pena e advirto: precisa de bastante atenção na leitura pela forma como os diálogos são construídos. É basicamente flashes de pensamentos que você precisa acompanhar bem de perto para não se perder já que falta pontuação nesses flashes propositalmente, porém não deixa de ser uma leitura extremamente tranquila e que certamente vai te entreter.

Sem dúvida entrou para a lista de queridinhos.
Espero que curtam a dica.
Até a próxima!
Título: Entre estrelas: Aquiles, a saga de um escritor de telenovelas
Autor: Marcílio Moraes  
Páginas: 144
Ano: 2018
Gênero: Romance  
Editora: 7 Letras
I.S.B.N: 9788542106398 

Compre na Amazon clicando no link abaixo, assim você estará ajudando o blog ❤



27 comentários

  1. Adorei a sua dica de livro. Eu ainda não conhecia esse e gostei muito.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu também sempre fui muito noveleiro, mas as séries chegaram e atualmente as consumo bem mais, acredito que seja pela narrativa mais ágil e intensa.
    Mas devo confessar que o livro já me fisgou pelo enredo, realmente, acreditamos que o trabalho na TV seja todo glamouroso, mas como o próprio Silvio Santos falou, TV é diversão para quem assiste, um trabalho como qualquer outro para quem faz. Vou me aventurar!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro. Que curioso acompanhar os bastidores das telenovelas! Quando era mais jovem, li "Iracema em cena", que trabalha isso também, só que voltado para o público infantojuvenil, então é tudo mais "maquiado". Fiquei um pouco confusa lendo os trechos que você colocou, alguns pareciam faltar alguma informação... mas creio que isso se resolva na leitura do texto na íntegra.
    Obrigada pela indicação :)

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha está ótima, e esses trechos eles chamam a nossa atenção. Embora eu não tenha o costume de ler livros assim, adorei a indicação.

    ResponderExcluir
  5. A verdade é que a gente nem imagina o que se passa nos bastidores desse mundo cheio de glamour, né... Acho que também por Isso a leitura desse livro deve ser muito interessante. Ainda não o li, mas com certeza vou procurar..
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  6. Ao ler a resenha me surpreendi com o livro, muito bom, ainda não tinha ouvido falar nem ler nenhuma resenha sobre o livro, muito legal viajar nos bastidores das novelas achei máximo esse livro, ótima indicação de livro bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    É a primeira resenha que leio sobre esse livro e achei a proposta dele bem interessante! Gostei da trama e vou procurar mais sobre! ótima resenha <3

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Que legal! Não havia visto ninguém comentando sobre esse livro, fiquei curiosa! Quando eu era criança eu gostava muito das novelas infantis que passavam no SBT, principalmente as mexicanas, não perdia uma! Mas, é claro, que nenhuma fez ou fará tanta falta na minha vida como Rebelde. Por mais que atualmente eu perceba vários problemas na novela (principalmente nos homens abusivos), é algo que guardo com carinho. Tanto que até hoje sou fã de RBD e ainda tenho tudo guardado.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o autor e nem as obras e depois da sua resenha vou procurar ler esse livro, amei a resenha , parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Menina estou numa ressaca infinita, tem alguma dica de livro? Leio várias resenhas de livros e parecem maravilhosos, mas mal começo a ler e largo. ME SALVA

    ResponderExcluir
  11. Eu também fui muito novelereira, adoro uma boa novela, mas ultimamente só decepção, mas uma boa leitura ajuda né? Fiquei curiosa pra conhecer melhor esse autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Parece ser uma ótima dica de livro mesmo, adorei a forma que você o abordou na resenha, me fez ficar curiosa para saber mais.

    Adorei os quotes que você selecionou e com certeza já é uma dica anotada para leituras futuras.

    Beijos,

    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro. Parece ser uma leitura boa, mesmo não sendo de uma temática que estou acostumada a ler. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  14. Oiieee

    Eu também ja tive uma fase em que amava telenovelas, sim coincidiu também com a fase de O Clone, baita novela e também um pouco antes com o boom das novelas mexicanas (eu amava aquela inocência toda!). Hj em dia não assisto mais nenhuma novela, sei lá, não gosto das abordagens atuais + falta tempo. Achei a premissa da obra bem legal, relamente apesar do glamour, há vários atritos dificeis na profissão, às vezes até mais intensos. Deve ser bem curioso e gostoso ler a história, imaginar e refletir nas palavras do autor. Vou anotar na lista.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a dica.

    Vou ler esse livro, me interessei bastante.

    Otimo texto.

    ResponderExcluir
  16. Oi! Que interessante! Também já fui muito noveleira, e eu gostava de ver, acredite. Achei interessantíssimo esse livro, não conhecia e fiquei curiosa com a maneira que o autor usou para escrever. Ache essa maneira de escrever uma história em cima de atores e de seus dramas, como você bem disse a gente imagina que a vida das estrelas é super legal.. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  17. Olá! Adorei a sua resenha. Eu também li esse livro recentemente e gostei muito dele. A falta de pontuação me incomodou muito e precisei reler algumas cenas várias vezes para poder entender, mas gostei muito do livro.

    ResponderExcluir
  18. Confesso que também não sou noveleira na verdade nunca fui e realmente a vida adulta impede de acompanhar novelas e fiquei bem curiosa com este livro que me parece ser algo leve .

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Que legal a proposta desse livro. Eu gostei muito da forma como ele parece ser interessante. Atualmente, ando noveleira, mas não sei por quanto tempo rs.
    Vou anotar a dica desse livro, mas já sei que não será uma leitura que farei de forma rápida, pois preciso me dedicar a ele com tempo e paciência.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Tentando lembrar onde foi que eu li sobre esse livro hahahaha
    Gostei da sua resenha, achei completa e ela despertou o meu interesse. Já fui muito noveleira e confesso que AINDA me atraiu em algumas hauhauhauahuhauhaua

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  21. Oi!!!

    Amo a equipe da Oasys!!! Então, eu não conhecia esse livro é fiquei curiosa depois de ler sua resenha. O enredo me deixou bem animadinha.

    Dica anorada

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Suas resenhas literárias são ótimas! Não conhecia esse livro! Parabéns pelo blog! Sucesso sempre bjos!

    ResponderExcluir
  23. Sou uma leitora compulsiva e esse vai para minha lista de leituras pendentes! Amei a resenha, ainda não conhecia o livro. Ah, amo os "flashes de pensamentos" nos livros.

    ResponderExcluir
  24. Eu não conhecia o livro e infelizmente desta vez o enredo não me interessou muito. Também faz anos que eu não acompanho novela.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro nem a editora.
    Mas gostei dos detalhes!
    beijo

    ResponderExcluir
  26. Olá,

    Sempre gostei de telenovelas, com o tempo foi diminuindo esse interesse, mas se você colocar uma mexicana na minha frente, ainda paro pra assistir haha. Por ser uma leitura aparentemente leve e despretensiosa, gostaria de ter a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do autor.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Adoro telenovelas, com certeza vou dar uma chance ao trabalho do autor sempre escutei maravilhas sobre ele.

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.