quinta-feira, julho 23, 2015

COISAS LEGAIS QUE OUVI EM UM WORKSHOP DE FOTOGRAFIA

No início do mês, houve um workshop de fotografia na Fnac do Parkshopping aqui em Brasília e como foi entrada gratuita fiz questão de ir, porque se de graça até injeção na testa, imagine um evento relacionado à foto, certo? Desde o início eu soube que seria algo sobre o básico e que eu já sabia muita coisa do que o palestrante iria falar, mas eu sempre acho que vou ouvir algo diferente e que possa acrescentar.

Estava certíssima e tive a oportunidade de ver alguém que entende muito bem de fotografia, me ensinar um pouquinho mais. O nome dele é Sérgio Luis e não encontrei muito sobre ele na internet, mas tudo bem. Ele falou algumas coisas que me chamaram muita atenção e me fizeram pensar.

Uma dessas coisas foi que o modo automático nem sempre é ruim. Nunca havia passado pela minha cabeça a ideia de que no fotojornalismo isso não é uma coisa absurda. O Sérgio falou que em um momento em que o fotógrafo precisa ser rápido, ele simplesmente não vai ter tempo de parar e regular a câmera. Vai no automático mesmo. Faz sentido, certo?

Outra coisa que vai parecer meio absurda, mas que acontece. Nem sempre nós nos damos o trabalho de conhecer nossas amigas câmeras. Eu, por exemplo, quando acostumo com uma determinada configuração é difícil mudar, é muito cômodo mudar apenas a velocidade do obturador, né? Quando ele falou sobre balanço do branco eu me senti envergonhada, porque apesar de conhecer as funções eu realmente nunca mudei nada no menu. A não ser da função 'flash' para 'auto'. 

Tanta coisa que ele falou, coisas aparentemente bobas e que todo mundo sabe, mas que na verdade faz uma tremenda diferença. Gostaria de ter uma memória boa para lembrar de tudo. Ir a esse workshop me fez repensar vários detalhes, sabe? E é porque foi sobre o básico, agora você imagine um evento desses maiores que têm por ai... Acho que todo mundo que ama fotografia e trabalha ou só a tem como hobby deveria passar por encontros assim. Deveria ser item obrigatório.

Acompanhe nas redes sociais
:: Instagram | Facebook  ::

2 comentários

  1. Aah, deveriam ter workshops legais aqui na minha cidade :( A gente aprende tanta coisa nessas palestras né? Eu usava muuuito minha câmera no auto, mas aos poucos estou aprendendo a usar as funções mais manuais. Mas não adianta, tem vezes que o modo automático sse sai melhor com algumas fotos :D

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.