terça-feira, dezembro 02, 2014

Quem é você, Alasca? - John Green

Eu quase nunca leio resenhas antes de ler algum livro e gosto disso, pois sempre me surpreendo, seja por algo bom ou ruim. Quando vi o boom de blogs resenhando Quem é você, Alasca? até que não me empolguei tanto, mas agora decidi finalmente pegar para ler e, claro, me surpreendi da mesma forma. Li em dois dias.
A história é narrada por Miles Halter, que está indo para uma escola nova, na verdade um internato chamado Culver Creek que é um dos melhores da cidade. Lá, ele conhece Chip, mais conhecido como Coronel e recebe o apelido de Gordo por ser exatamente o contrário. Coronel o apresenta a Alasca por quem ele se apaixona quase que na mesma hora, porém Alasca tem namorado e é apaixonada por ele, Jack. Ele também conhece Takumi e Lara, que vai se tornar sua primeira namorada e com ela vai passar por algumas primeiras experiências. Eles cinco se tornam grandes amigos e Alasca é um grande diferencial na vida de todos eles.
Alasca é uma garota linda, alegre e muito enigmática, pois apesar de ser muito amiga, ela guarda segredos  que fazem com que ela pareça meio "bipolar", mas eu acho essa palavra meio forte demais para o que ela realmente é. Ela bebe demais e fuma demais, talvez para aliviar todo sentimento de tristeza, que depois de um tempo ela conta para o Gordo, por causa da morte da mãe. Não foi uma morte muito comum e ela explica como tudo aconteceu.
Confesso que esperava um final diferente, mas a forma como a história fugiu do comum me agradou muito. Estamos ou estou acostumada com os finais felizes de sempre: o menino fica com a menina e foram felizes para sempre, mas eu gosto muito mais quando tudo toma outro rumo e por incrível que pareça, os dois livros que li do John Green não têm finais clichês, o que me deixa mega feliz.
Achei muito bonito o que a Alasca representa para os amigos. Antes do drama principal, eles vivem uma verdadeira festa e depois que tudo acontece mostra como é a dor de perder um amor, um amigo. Mostra como ficam as lacunas, perguntas sem resposta e uma vida diferente depois. Eu fiquei pensando que foi um ano de muitas novidades para o Miles e a frase na capa do livro resume bem isso: O PRIMEIRO AMIGO, A PRIMEIRA GAROTA, AS ÚLTIMAS PALAVRAS. 

Postar um comentário

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.