quarta-feira, janeiro 16, 2019

LIVROS | CONTOS CLÁSSICOS DE TERROR - VÁRIOS AUTORES

Sinopse: O melhor das histórias de medo, uma seleção de tirar o fôlego e perder o sono. Neste livro, Stephen King, Shirley Jackson, Machado de Assis e outros dividem as páginas para mostrar toda a potência das histórias assustadoras.
Transitando entre o gótico, o horror e o terror ― mas sem se afiliar a nenhuma dessas categorias com exclusividade ―, os dezenove contos deste livro reúnem o melhor das histórias de medo. De Machado de Assis e João do Rio a Lygia Fagundes Telles; de Edgar Allan Poe e Robert Louis Stevenson a Stephen King, grandes nomes da literatura mostram ao leitor toda a potência do gênero. Com seleção e introdução de Julio Jeha, esta antologia traz uma história de H. P. Lovecraft inédita no Brasil, além de uma nova tradução do conto “A loteria”, de Shirley Jackson. Em Contos clássicos de terror, o mal absoluto, o sofrimento de ocasião e até a maldade disfarçada de bem revelam personagens complexos e narrativas impressionantes.
Sigo sendo suspeita para falar sobre esse livro. Sim, já disse isso, mas é que eu não vivo sem histórias de terror, fazer o quê? Claro que um romance inteiro é maravilhoso, mas eu também sou apaixonada por contos, logo, foi a melhor combinação de todas.

Na rodinha de professores de literatura, roda uma fala de um crítico da área que diz que existem livros clássicos e existem aqueles que se tornam nossos clássicos. Basicamente resume o que é esse livro para mim.

É daqueles livros que ficam na cabeceira da cama para qualquer emergência.

São dezenove contos de grandes escritores e que fazem uma mescla - como dito na sinopse - entre o gótico, o terror e o horror. E qual é a diferença entre os três? O gótico é sinônimo de ambiente sombrio, aquele ambiente com um clima pesado e com cenários bem "dark". O terror é basicamente a apreensão. Sabe aquela coisa que você fica esperando pelo susto? Então. Já o horror tem a função de causar repulsa.

Esses três elementos em um único livro é sem dúvida maravilhoso. Julio Jeha é o responsável por organizar o livro e ele acertou bem nas escolhas.

Quero dizer, também, que sou muito fã do trabalho da maioria dos escritores que estão nesse livro. Alguns, confesso, não conhecia e adorei ser apresentada a eles. Fez com que eu me interessasse pelas demais obras de cada um.

Machado de Assis é um dos meus escritores preferidos. O conto A causa secreta está na coletânea e é um dos contos mais pesados dele. Quase não é conhecido popularmente, o que eu acho um grande desperdício.

E com um sorriso único, reflexo de alma satisfeita, alguma coisa que traduzia a delícia íntima das sensações supremas, Fortunato cortou a terceira pata ao rato, e fez pela terceira vez o mesmo movimento até a chama. O miserável estorcia-se, guinchando, ensanguentado, chamuscado, e não acabava de morrer. Garcia desviou os olhos, depois voltou-os novamente, e estendeu a mão para impedir que o suplício continuasse, mas não chegou a fazê-lo, porque o diabo do homem impunha medo, com toda aquela serenidade radiosa da fisionomia. Faltava cortar a última pata; Fortunato cortou-a muito devagar, acompanhando a tesoura com os olhos; a pata caiu, e ele ficou olhando para o rato meio cadáver. Ao descê-lo pela quarta vez, até a chama, deu ainda mais rapidez ao gesto, para salvar, se pudesse, alguns farrapos de vida. 

O conto que menos me prendeu, e aliás parecia que não tinha fim, foi Bárbara, da Casa de Grebe de Thomas Hardy. Achei longo e chato e no final das contas acho que não entendi nada. Mas ainda pretendo lê-lo novamente, já que imagino que seja bom. O organizador não iria colocar uma história ruim nesse livro tão magnífico.


Precisamos exaltar, também, a beleza dessa edição. Sou do tipo que lê tudo, em qualquer lugar, mas tenho uma paixonite por livros bonitos e ainda mais quando são de capa dura. A Companhia das Letras sempre nos traz um capricho imenso que faz você notar o amor da editora pelos livros e pelos leitores.

É realmente um livro que vale a pena e eu espero de coração que vocês se sintam motivados a lê-lo. Acreditem: não haverá arrependimento.

Espero que tenham curtido a dica.

Título original: CONTOS CLÁSSICOS DE TERROR
Páginas: 408
Lançamento: 22/11/2018
ISBN: 9788535931778
Selo: Companhia das Letras

Compre na Amazon.

7 comentários

  1. Confesso que não sou muito chegado em histórias de terror, mas com todos esses ótimos autores reunidos acaba sendo impossível resistir à sugestão de hoje. Devo confessar também que não sabia que Machado de Assis possuía obras do gênero, é uma pena o autor não ser melhor explorado, vou conhecer!

    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Essa edição parece estar realmente linda e todos os comentários que vi sobre o livro foram elogiando bastante. No entanto, ao contrário de você, eu não leio terror de jeito nenhum e sempre fujo de livros assim. Além disso, não sou muito chegada em contos. Então, acho que essa leitura não é para mim mesmo.
    Mas adorei conferir sua resenha e fico feliz que você tenha gostado da leitura. Espero que em uma releitura, você goste mais do conto do Thomas Hardy.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Essa edição parece estar mesmo linda e eu sempre vejo elogios para esse livro. Confesso que, ao contrário de você, eu não leio terror de jeito nenhum e não sou muito de ler contos. Então, acho que essa leitura não é mesmo para mim.
    No entanto, adorei ler sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura. Espero que em uma releitura, você goste mais do conto do Thomas Hardy.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sou da mesma opinião do professor de literatura! Não conhecia o livro, mas como também adoro contos de horror e terror, já anotei a dica! De fato, a edição está linda!

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros de cabeceira, assim como amo contos de terror, principalmente do Poe, mas fiquei mega curiosa para ler esse do Machado e esse que você não entendeu nada,quero ler. A edição é mesmo uma beleza, ou seja, o livro tem tudo para me satisfazer, então é claro que estou motivada a ler.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros de contos! E não adianta, sempre tem aquele(s) que nos desagradam um pouco, né? Não conhecia essa obra, achei a edição muito linda e adorei que são contos de terror. Estou louca para ler!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Milca! Não conhecia essa edição. Fiquei encantada! Ainda mais pela diversidade de autores. Adoro essas coletâneas ainda mais se for em uma edição bonita!
    Amei os gatinhos!
    bjs

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.