Sinopse: Como um grupo de jovens estudantes bem-educados acabou se envolvendo num escândalo que chocou um país? Por que tantos especialistas em comportamento juvenil têm algo a dizer quando o assunto é o Clube dos Oito? Até quando inúmeras manchetes de jornal e programas de TV sensacionalistas vão explorar o caso nos mínimos detalhes? Para fazer com que a verdade venha à tona, Flannery Culp, a dita líder do Clube, decide tornar público o diário que manteve ao longo do seu desastroso último ano de ensino médio. Agora que está presa por cometer um assassinato, a garota tem tempo de editar o que escreveu e revisitar a rotina que levava ao lado de seus sete melhores amigos. A narrativa de Flan, permeada de professores da pior índole, um amor não correspondido, aulas complicadas e jantares pomposos, comprova que ela pode até ser uma adolescente criminosa — mas, pelo menos, é uma adolescente criminosa muito inteligente.
Avaliação: ★★★★☆
Recebi o livro O Clube dos Oito em parceria com a editora Companhia das Letras e foi o primeiro da nossa parceria. Eu o escolhi porque tem muito do que eu gosto de ler: assassinatos, mistérios, brigas e amizades incríveis. Quando li a sinopse não pensei duas vezes.
Através da sinopse, você consegue pegar a essência da história e conhecer um pouco, aliás, bem pouco sobre a personagem principal, Flanery Culp. Digo isso, porque a sinopse não dá nenhuma pista da real pessoa que ela é. A princípio quero enfatizar que não da para confiar muito no que ela relata, afinal de contas trata-se de um diário pessoal e que ela está revisando depois de ter sido presa.
Conforme a história vai passando, você pensa que Flan é um ser adorável, depois passa a notar que ela não é lá uma pessoa muito boa. Quando chega ao final, você está tão boquiaberto que não consegue processar tudo aquilo.
Eu gostei bastante da história, entretanto, confesso que fiquei bastante chateada porque muito da história poderia ter sido dispensada, chegando até a ficar cansativo em alguns momentos. O que me motivou muito a seguir lendo foi o grande momento em que Adam é assassinado.
"Não há como exagerar e importância desse momento psicossexual e voyeurístico de Culp [...]. Imaginem Culpa, no rescaldo de sua iniciação sexual, tendo uma discussão com sua futura vítima [...] perambulando em estado de torpor até a sala de um professor de quem gostava, em busca de aconselhamento e orientação [...]. No entanto, ao entrar, ela o encontra traindo sua confiança, na verdade, traindo a profissão de educador, enlaçado a uma aluna [...]. Foi a traição suprema para a jovem Culp e desencadeou uma reação brutal, apenas pouco tardia - da mesma forma que Poe em face da morte de sua mãe, conforme abordado em primeiro capítulo."
Outra coisa que vale a pena citar é que o livro original. The Basic Eight, foi escrito em 1998 e só agora veio para o Brasil com o título O Clube dos Oito. Li algumas resenhas e muita gente criticou por ser uma história batida e disseram que era uma imitação de Clube da Luta. Porém, vale ressaltar que o filme é de 1999. O autor,, na verdade, foi bastante original. Não conheço nenhuma história do mesmo tipo que seja anterior a 1988, então acredito que ele inovou e trouxe algo diferente para a época. Além de tratar de assuntos como homossexualismo e questões raciais.
É um livro que vale muito a pena e se você insistir na leitura, com certeza vai gostar. Fica aqui a minha indicação da semana.
I.S.B.N: 9788555340659; Páginas: 400; Ano: 2018; Autor: Daniel Handler; Gênero: Suspense/Mistério; Editora: Companhia da Letras.
Muito interessante sua resenha, foi a primeira que li do livro mas confesso que não é um livro que me atraia em nada. Na questão do gênero recentemente vi que não me agrada. Mas quem sabe futuramente eu consiga dar uma nova chance.
ResponderExcluirObrigada mesmo assim por mostrar sua opinião.
Beijos
Sua resenha me deixou curiosa, afinal, não é qualquer livro que vale a pena insistir na leitura mesmo a história estando cansativa. Já o coloquei em minha lista de leitura. Obrigada pela dica!
ResponderExcluirBjs
www.livrosdabeta.blogspot.com.br
Parabéns pela parceria. Fiquei curiosa para saber mais sobre o livro, vou no fim de semana na livraria quem sabe não traga ele para casa. Ótima dica.
ResponderExcluirEu sempre fico curiosa com as resenhas de livro e querendo ler!!! Acho q a leitura nos transporta!!!
ResponderExcluirGostei muito, parabéns
ResponderExcluirParabens pela sua parceria! Parece ser um livro bem legal,gosto bastante de livros com essa pegada, quem sabe eu n o leio algum dia
ResponderExcluirNossa parece ser um livro que prende a gente. Amei! Beijos
ResponderExcluirFiquei curiosa, se vale a pena insistir na leitura é porque o que vem pela frente vai surpreender. Gosto de livros nesse estilo, vai pra minha lista.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirJá ia dizer que não era cópia do Clube de Luta, porque o livro é mais velho que o filme haha, então o filme é cópia rs.
Gosto de livros com personagens atípicos e cheios de dupla fase que apresentam sua verdadeira identidade quando seus planos já estão bem encaminhados e esse parece seguir essa linha.
Beijos!
Com base na sua resenha não é um livro que eu leria. Logo que bri o post já.lembrei de O clube da luta. Nem tinha lido ainda sua resenha
ResponderExcluirA sua resenha foi a primeira que eu li deste livro, apesar de já ter encontrado outras. Eu tenho interesse de ler, pq mesmo sendo algo antigo, tenho ctza que vou me surpreender. A única coisa que me deixou com o pé atrás foi o ritmo da história, pois pelo que vc disse há cenas que poderiam ser dispensadas e isso desmotiva muito hhahahaha
ResponderExcluirMas anotei a dica *_*
Sai da Minha Lente
Mesmo com as ressalvas, é um tipo de leitura interessante e que motiva seguir adiante para entender a história.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas parece ser bem interessante. Acho que vale a pena fazer uma leitura. Muito boa sua resenha. bjo Verônica Alves
ResponderExcluirA capa é bem sugestiva. O que sera que ela realmente fez neh! Bjocas do Atelier Com Mãos de seda
ResponderExcluirConfesso que não costumo ler esse tipo de livro, mas a sinopse é interessante e sua resenha instigante como sempre.
ResponderExcluirOii!
ResponderExcluirO livro não é dos que costumo ler e por isso não me interessou muito, apesar de suas boas impressões. Mas parece ser uma boa dica para quem curte o gênero! Achei interessante os temas que aborda como o homossexualismo!
bjs
https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/
Olá. Gostei muito da sinopse, deu vontade de ler o livro agora. Já tinha ouvido falar nessa obra. Obrigada pela dica!
ResponderExcluirBeijos.
Eu nao sabia que o livro abordava questões raciais, pra mim isso é um fator importantissimo que procuro ler sobre sempre! Uma pena algumas coisas serem dispensáveis na leitura, acaba que o livro se torna bastante cansativo, né? Parabéns pela resenha sincera.
ResponderExcluirBoa resenha. Boa leitura.
ResponderExcluirAchei meio sinistro lermos o diário de uma garota como esta, mas fiquei curiosa em desvendar de que forma ela sua sua inteligência a seu favor.
ResponderExcluirNara Dias
Viagens de Papel
Adorei sua resenha, o livro é bem interessante, mais não sei se tiraria um tempo para ler ele, pois não gosto muito dessa temática.
ResponderExcluirAinda não tinha ouvido falar desse livro, é o tipo de história que eu gosto, muito boa sua indicação, vou tentar ler
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluirAdorei a resenha ressalta bem os pontos positivos e negativos da obra. Apesar de ter sido um pouco cansativo, também gosto de histórias que envolvem assassinatos, mistério, então acho que leria. Realmente houveram muitas comparações desse com O Clube da Luta, interessante saber que o livro é mais antigo, nem sabia dese detalhe.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Gostei bastante do tom de mistério da história, gosto de leituras assim.
ResponderExcluirAdicionei à minha lista!
Pelo título parece ser um livro bem interessante. Parabéns pela parceria.
ResponderExcluirhttp://bugigangaznet.com
Olá! Primeiro parabéns pela parceria, não são muitos blogs que eu conheço que possuem uma parceria tão boa assim, pensei até que essa editora fazia apenas, parceria com booktubers. Então, não conheço o livro mas, já estou super curiosa para aconhecer, suspense e mistério são os meus gêneros favoritos.
ResponderExcluirBeijos e abraços
http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/
Gosto de livro assim que tem fundamentado os problemas e bem feito por especialistas!
ResponderExcluirOlá, adoro livros de suspense fico esperando grande reviravoltas, mas esse livro em especial não me chama muita atenção. Ainda bem que gostou!
ResponderExcluirBeijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu não sou muito de ler suspenses, mas esse ano tenho ficado mais curiosa. Esse foi um que fiquei interessada desde que vi que seria lançado.
Se não estou enganada, a sua resenha é a primeira que leio sobre ele e fiquei feliz por perceber que você gostou da leitura e se surpreendeu com o final. Mesmo que tenha partes da história que sejam dispensáveis, deu para ver que é uma leitura que vale a pena mesmo.
Adorei sua resenha e espero ler este livro em breve.
Beijos!
Eu gosto bastante desse gênero e morro de curiosidade com esse livro. Eu adorei poder conhecer a sua opinião com a leitura e espero ter a oportunidade de ler em breve porque eu acho que vou gostar.
ResponderExcluirNossa eu fiquei encantada com esta resenha e com certeza vou querer comprar pra ler. Despertou minha curiosidade.
ResponderExcluirObrigada pela dica!! Fiquei curiosa...
ResponderExcluirpena que em certo momento o livro possa ter te desmotivado. eu conheço a obra e tenho muita vontade de ler, espero gostar porque está me minha lista de leitura ^^
ResponderExcluirJá tem um tempo que quero comprar esse livro, mas realmente a maioria das críticas e resenhas que li sobre ele falam sobre algumas partes desnecessárias que deixam a leitura um tanto cansativa, mas confesso que ainda assim quero ler :)
ResponderExcluirOlá! bem legal a sua resenha, ficou bem completa e rápida de ler.. É uma pena que a historia se estendeu mais que o necessário mas acredito que deve ser um ótimo livro para se ler, fiquei curiosa para conhecer a protagonista! Dica anotada!
ResponderExcluirbeijos,
Conta-se um Livro
Olá!
ResponderExcluirEstamos com esse livro na fila de leitura do blog e as expectativas estão elevadas, esperamos uma leitura arrasadora, mas pela sua resenha já percebi que passarei raiva já que odeio narrativa que se arrasta, no mais espero gostar da leitura. Obrigada pela sua opinião.
Beijos
Homossexualismo e racismo são assuntos que nunca serão batidos, principalmente por ainda levantarem muito preconceito. Então tudo que possa ser debatido e refletido ajuda. Não tinha visto o livro ainda, mas vou anotar a dica.
ResponderExcluirP.S. Não li Clube da Luta para fazer qualquer tipo de comparação.
Bjs, Rose
Que ótima dica de leitura. Já está anotada aqui. Beijos!
ResponderExcluirOla
ResponderExcluirNão sei o porque das críticas por ser um livro de 1998, a darkside e outras editoras publicam livros muito mais antigos, e não vejo ninguém reclamando disso.
Sobre a história, não costumo ler livros com personagem principal adolescente, já tentei muito e não consigo, leio somente quando é livro de parceiro, e mesmo assim , a leitura se arrasta. Então vou pensar com carinho na sua dica.
Bjus
Olá esse livro não desperta o meu interesse e apesar do livro tratar de temas interessantes mais eu passo essa dica
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirNão sabia que esse livro era anterior ao Clube da Luta e me lembro de ter visto várias resenhas falando da semelhança dessas histórias e isso tinha me decepcionado. Confesso que acho que a obra tem umas coisas que não me atraem muito e que chegam a me preocupar, mas é impossível não querer ler esse livro depois de uma resenha como a sua.
Você ter esclarecido isso ao final, fez meus olhos se abrirem, obrigada.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/
Os livros de suspense sempre deixa a leitura mais interessante.
ResponderExcluirEsse parece ser muito bom.
Nossa ler tua resenha me deixou mega curiosa pra ler essa história, parece bem envolvente!
ResponderExcluirwww.tolinda.com
CARACA! Eu preciso já desse livro! Gosto muito de gêneros assim que envolvem assassinato, mistério e uma pitada de drama (que todos os livros que envolvem esse gênero possuem). Eu sinceramente, devoraria esse livro sem nem perceber. Sério mesmo! Estou em uma lista que conta com 60 livros para ler esse ano. O.O
ResponderExcluirEis o mistério. Será que conseguirei? ÓBVIO QUE SIM! E esse ai entrou na lista.
https://j-informal.blogspot.com.br/
Boa dica e leitura! E realmente tem muitos títulos e filmes que se insistirmos um pouquinho, tendem a nos surpreender. Que bom que no geral você gostou do livro!
ResponderExcluirBlog DiCa_Mattos