Sabe aqueles livros que você ouve o nome em algum momento da vida, mas nunca leu? Quarto de Despejo e um dos meus. Foi através da indicação de uma professora que eu li e confesso que gostei demais. É muito intenso e chocante.
Estou fazendo um curso de formação de leitores. É um curso voltado para professores da rede pública e é muito bom. A professora indicou três livros, dentre eles Quarto de Despejo, e é um livro que realmente me tocou.
Sinopse: Do diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. Com uma linguagem simples, mas contundente e original, a autora comove o leitor pelo realismo e pela sensibilidade na maneira de contar o que viu, viveu e sentiu durante os anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com seus três filhos. Ao ler este relato, verdadeiro best-seller no Brasil e no exterior, você vai acompanhar o duro dia a dia de quem não tem amanhã. E vai perceber que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade
Avaliação: ★★★★☆
Através dos relatos da própria escritora, você se sente dentro da favela. É tudo muito chocante e penso que situações extremas assim já não existem mais. Não sei. É um livro que te faz pensar naqueles que normalmente são esquecidos e que essas pessoas não estão lá por vontade própria, mas porque não existem condições de mudanças.
Além disso, nos faz pensar sobre como o gosto pela leitura pode mudar um cenário. Carolina Maria de Jesus relata que durante seus momentos de tristeza, ao invés de beber, lia e escrevia. Você já pensou se todos fizessem isso? Sei que aí perto de você existem pessoas que brigam no final das festas e que quase sempre estão embriagadas.
A leitura salva as pessoas, a escrita também. Sei disso, porque mesmo sendo situações bem diferentes, muito diferentes mesmo, as duas coisas me salvaram por vezes.
Deixo aqui a minha super recomendação da semana e espero de coração que vocês leiam em algum momento, porque é inspirador. Essa mulher foi uma guerreira e uma sobrevivente.
I.S.B.N: 9788564296015; Páginas: 200; Ano: 2017; Autor: Carolina Maria de Jesus; Gênero: Autobiografia, Memórias, Crônicas; Editora: Ática.
Oi Milca, tudo bem? Gostei muito da resenha. Tenho um carinho especial pela Carolina, na época da faculdade tive que transcrever os manuscritos dela na biblioteca nacional.Ela era extraordinária!
ResponderExcluirBeijooos
Top comentarista série Encantadas
i, Milca. Esse livro deveria ser leitura 'obrigatória', eu li, mas infelizmente, emprestado, quero meu exemplar físico para ler e meu tempo. como professora, acho que alguns leitores vão se trumbicar quando se depararem no preconceito linguístico. Inclusive, vi que alguns pais tentaram fazer com que a obra fosse retirada das leituras obrigatórias, pois, segundo eles, iria 'emburrecer' os filhos deles. Enfim, preconceito linguístico também faz linha direta com racismo. Excelente indicação a sua.
ResponderExcluirOi, Milca. Eu não conhecia o livro e agora eu preciso muito realizar a leitura, acredito que a obra vá me agradar bastante e os seus comentários sobre ele me deixaram muito ansiosa para poder ler também.
ResponderExcluirMuito bom qdo lemos um livro que a leitura é prazeroso. Nunca li mas fiquei a fim de ler. bjs
ResponderExcluirSua resenha está ótima, achei uma ótima indicação.
ResponderExcluirNão tinha ouvido falar nesse livro, achei a resenha super interessante.
ResponderExcluirIncrível que nessa época já tinha favelas, a gente pensa que é um problema urbano dos dias atuais.
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Bom dia, como vai?
ResponderExcluirconfesso que ainda nao conhecia esse livro, mas eu gostei bastante da sua resenha
Não conhecia o livro. Deve ser muito interessante. Gostei da resenha. bjs Verônica Alves
ResponderExcluirMilca ainda não conhecia esse livro mas pelo que você falou dele aqui ele é ótimo, é um livro que vale a pena ler, obrigada pela indicação dele, bjs.
ResponderExcluirOi amore, muito boa sua resenha, eu amo ler livros que me inspiram e que me deixam com uma intuição ótima sobre a leitura.
ResponderExcluirVou colocar na minha listinha de leitura. Beijos!
Amei demais a resenha!
ResponderExcluirAchei a narrativa incrível!
Tô doida pra ler a obra!
Sempre me surpreendo com suas recomendações.
ResponderExcluirAdorei a realidade que o livro parece passar e me interessei muito,
Obrigada!
Eu nunca ouvi falar do livro, acredita? Mas confesso que fiquei bastante interessada principalmente pela forma de como você o descreveu.
ResponderExcluirUm beijo
Gosto de leituras assim, uma ótima dica vc nos deu de leitura!
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei sua indicação. Fiquei com mais vontade de ler a obra que já tinha conhecimento. O meu exemplar está emprestado para uma professora da faculdade que ainda não me devolver, assim que o fizer começarei a leitura. A proposito, esse curso que estas a fazer parece ótimo também.
abraço
www.decaranasletras.com
Oi Milca, é tão bom quando a gente lê um livro por obrigação, mas no final, ama ele. Fico feliz que tu tenhas gostado e tua opinião me deixou com vontade de conhecê-lo também.
ResponderExcluirDica anotada.
Bjos
Vivi
http://duaslivreiras.blogspot.com.br/
Fiquei super curiosa e com vontade de ler esse livro, parece ser bem interessante, já guardei o nome ... Bjs (•‿•) ❤️
ResponderExcluirVou ler esse livro pra faculdade esse mês, quando ela começou a falar sobre a cor da fome já me senti emocionada. Sem dúvida alguma Carolina é um dos grandes nomes da literatura nacional.
ResponderExcluirNossa que intensidade expressa neste livro quero ler agora, fiquei muito curiosa para ler pois este tipo de leitura é fantástica.
ResponderExcluirUau! Que cativante, história real e que sobreviveu desde a década de 50...
ResponderExcluirGostei, muito legal.
Blog ArroJada Mix
Nunca ouvi falar nesse nao, mas ja curti a sua resenha
ResponderExcluirOlá! Eu já tinha ouvido falar deste livro e me interessei bastante pelo relato da autora.. Parece ser bem chocante e uma leitura muito boa.. A Conexão Literatura fez uma entrevista com essa autora e ficou bem legal caso vc queira saber um pouquinho mais sobre a Maria <3
ResponderExcluirBeijos,
Olá!
ResponderExcluirNossa com tantos elogios fica impossível não se interessar por essa obra.
Gosto desse tipo de leitura com textos envolventes e cheios de mensagens importantes.
Fiquei com vontade de conhecer essa leitura.
Beijos!
Camila de Moraes
Oi Milca, não conhecia o livro e deu para ver que ele realmente toca. Acho que muitas.coisas relatadas ainda são vistas.
ResponderExcluirBjs Rose
Olá Milca, como vai? Não conhecia esse livro mas, depois de ler a sua resenha fiquei muito interessada em ler esse livro, tenho certeza que será uma leitura muito boa para mim.
ResponderExcluirBeijos e abraços
http://vickyalmeida.blogspot.com.br/
Oi Milca, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas pela sua análise sinto que é uma leitura bem necessária. Fiquei com vontade de ler e concordo sobre a importância da leitura e escrita. Anotei a sugestão e foi para a lista de desejados <3
Beijos
Sai da Minha Lente
Oi, tudo bem? Eu fico muito feliz que a essa autora tenha sido "descoberta" e que esse tipo de realidade seja mais refletiva pelos leitores. A gente tá tão acostumada a pensar que literatura tem que ser feliz, bonita... sem pensar que muita gente escreve justamente o contrário e oferece sentimentos incríveis. Esse livro está na minha meta desse ano para o Leia Mulheres, sendo que eu o coloquei especialmente para me desafiar. Espero fazer uma ótima leitura igual a você!
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Adoro livros intensos, fiquei bem curiosa pra ler esse. Vou anotar aqui pra não esquecer.
ResponderExcluirAcredito que seja mesmo um livro de uma história inspiradora, qualquer dia se tiver a oportunidade irei ler
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas deve ser uma leitura realmente inspiradora e intensa. A realidade retratada é muito duro e deve ser um relato forte de se ler, mas achei bonito a forma como os livros foram positivos na vida dela.
Não sei se leria, porque é algo que foge muito do meu estilo de leitura (não sou fã de obras de não-ficção), mas adorei a resenha.
Beijos!
Com essa super indicação não tem como não colocá-lo na minha lista de leitura para o mais breve possível!
ResponderExcluirObrigada pela indicação.
Ola
ResponderExcluirEsse livro não me é estranho, o roblema é lembrar onde eu vi.
Uma ótima indicação, e realmente, tem muitos esquecidos por aí, o vemos muito nessa época de chuva e frio.
Vou adicionar na minha lista e tentar lembrar onde eu vi esse livro.
Bjus
oi, Milca... tem um tempinho que ando querendo ler um bom livro de crônicas... tenho curiosidade nesse titulo... acredito que a leitura vai me envolver...
ResponderExcluirobrigada pela sugestão...
bjs...
Oi Milca.
ResponderExcluirFico super feliz de saber que este livro está sendo levado para estes cursos de formação de professores e que você gostou da leitura. Há um tempo atrás poucas pessoas sabiam quem foi Carolina Maria de Jesus e atualmente tem se falado bastante dela e seus livros. Que continue assim.
Abraços.
Olá, tudo bem? Acho que vivi/vivo isso suficientemente para saber a importância do assunto. Morei em favela 14 anos da minha vida (e tenho 21 anos) e falo de carteirinha o quanto a literatura, o conhecimento mudou minha vida. Muitos amigos meus se perderam no caminho, se desviaram porque não tinha esse âmbito. Por mais que você ache que não exista casos extremos, infelizmente, ainda existe sim. Principalmente no RJ, onde a crise afetou MUITAS pessoas as pequenas e grandes favelas tem caso que você se pergunta como tem gente sobrevivendo assim. Gostei de livros assim sempre debatidos em cursos, porque precisamos ver outras realidades. Ótima indicação e com certeza dica anotada!
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, mas assim que vi a capa senti que seria uma história intensa e chocante. Imagino que seja muito interessante fazer essa leitura mesmo, pois conhecer outras realidades, mesmo que apenas pela leitura, é muito importante, né? E achei bacana também a história mostrar a importância da leitura, que a mesma pode mudar vidas.
Beijos :*
Oi! Já ouvi falar desse livro, mas não sabia do que se tratava. Me pareceu ser um livro bem envolvente. É tão bom quando gostamos tanto de um livro, né?
ResponderExcluirOie, tudo bom?
ResponderExcluirNunca havia ouvido falar desse livro mas quero muito ler! Realmente é um tema delicado que deve sim ser abordado em todas as mídias possíveis. Muito necessário! Adorei seu post!!
oiee tudo bem?
ResponderExcluirEu também já havia ouvido falar desse livro, mas nunca soube do que se tratava a sua história, você conseguiu despertar a minha curiosidade.
Beijoos