quarta-feira, junho 20, 2018

QUE TAL VALORIZAR O TRABALHO DO COLEGA?

Faz tempo que eu não escrevo textos sobre a vida, o universo e tudo mais aqui no blog e a verdade é que muitas vezes eu prefiro não expor tantas coisas que vejo e penso, já que prefiro entreter quem por ventura visita o blog. Mas quando criei o blog, foi por uma grande necessidade de me expressar e já que na maioria das vezes eu não tenho com que conversar ou apenas não quero falar, escrever é a melhor saída. Então vamos lá.

O motivo do texto de hoje é uma coisa que há muito se fala, mas poucos fazem: valorizar o trabalho alheio, principalmente quando é seu amigo ou mesmo colega. Como vocês sabem, eu sou professora, mas durante muito tempo me dediquei apenas à fotografia. Hoje faço alguns trabalhos, mas não é a minha principal fonte de renda agora. No entanto, não deixa de ser um trabalho. Eu ainda pago contas, ainda separo tempo para sair de casa e fotografar, gasto tempo tratando as fotos. Tempo é dinheiro, já dizia Tio Sam.

Não é incomum eu ouvir pessoas próximas, parentes e muitos que se dizem "amigos" me pedindo para trabalhar de graça ou por um preço que para mim não paga o combustível e o lanche. O mais engraçado e que você não me vê chorando desconto, gritando que seus preços são altos ou pedindo "precinho de amiga".

Tenho muitos colegas que trabalham por conta, que fazem trabalhos manuais e os vendem, ou que só estão vendendo algum produto para ter uma renda extra. Se for algo do meu interesse e eu quiser comprar, eu vou pagar o preço que ele está pedindo, porque imagino todo o trabalho envolvido ali. Acho injusto pedir desconto para alguém que já tem que ter um trabalhão do caramba para se sustentar nos dias em que vivemos.

Seu amigo ofereceu um preço e você não curtiu ou não pode pagar, apenas diga "bacana, quando eu puder, quem sabe". Demonstre que valoriza aquele esforço. Isso é ter um pouco de humanidade, sabe?

Eu estou sempre comprando coisas que meus amigos vendem, porque acredito no potencial de todos e sei o quanto aquele dinheiro é importante. Por outro lado, quando os mais chegados me pedem um servicinho, é um absurdo eu cobrar pelo meu trabalho, ainda mais sendo tão caro. Isso me deixa bastante triste. Ninguém é obrigado a adquirir um produto ou serviço, mas se o fizer, tenham um pouco de empatia. Peça desconto em lojas grandes, onde 10 reais não fará diferença.

Espero alcançar algumas mentes e conscientizá-las, porque é disso que o mundo precisa hoje em dia: sensibilidade.

24 comentários

  1. Concordo com vc. Respeitar o trabalho do outro é muito importante inclusive para o crescimento pessoal. Otimo post bem reflexivo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, isso acontece com tanta frequência que chega a ser bizarro, as pessoas não conseguem separar "amizade" de "trabalho", é como se você não fosse bom o suficiente naquilo pra merecer a devida remuneração... Por isso, Sempre que tenho a oportunidade, enalteço os trabalhos de amigos que estão iniciando seja com arte, música, fotografia... É tudo trabalho, demanda tempo e esforço!! Ótima reflexão, e muita gente precisa ler.

    ResponderExcluir
  3. Respeita e valorizar o trabalho do outro são fundamentos para um bom relacionamento, devemos sempre enaltecer o esforço, o tempo e a dedicação de cada um. Bjs, bom texto.

    ResponderExcluir
  4. Menina, tu disse tudo! Se não tá podendo pagar, paciência, né, mas nada a ver pechinchar e desvalorizar o trabalho do outro! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, é bem chato essa situação.. Estou vivendo algo assim onde compro vários produtinhos para ajudar meus amigos, mas quando precisam de uma consultoria recorrem a mim esperando aquelas "dicas de amiga".. E é bem frustrante isso haha.. Mas precisamos lidar da melhor forma né! Adorei o texto!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com você, tem que realmente respeitar o trabalho eu por exemplo trabalho com maquiagem e alguns dos meus parentes sempre pedem pra fazer de graça usando meus próprios produtos, acho isso um saco e desvaloriza demais o trabalho da pessoa;

    ResponderExcluir
  7. bom dia, eu gostei bastante da dica, e sim eé isso que estou fazendo bastante

    ResponderExcluir
  8. AMEI O TEXTO,NOSSA SOU ARTESÃ ENTÃO IMAGINA O QUE PASSO COM AMIGOS E PARENTES,

    ResponderExcluir
  9. Pode curtir mil vezes?
    Eu já cansei de entrar nesse tipo de discussão pq eu sempre saio como a culpada. Eu ofereço o serviço, amigo não concorda, pede pra abaixar o valor ou fala que encontrou alguém que faz por um valor mais em conta.

    =/
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Concordo com vc!!! Devemos sempre valorizar

    ResponderExcluir
  11. Muito verdade tudo o que vc disse! Super me identifiquei!

    ResponderExcluir
  12. Olá. Com certeza deve-se valorizar o trabalho do outro e não querer diminuir o preço.. compra/utiliza quem quer e pode.. trabalho dá trabalho.. beijos!

    ResponderExcluir
  13. E isso vale pra qualquer tipo de trabalho, falo isso por que no nosso meio blogueiro acontece isso demais, já perdi as contas. Ah! Fala da minha loja no seu blog, faz um post basiquinho, com algumas fotos e tal. Poxa, fazer um post, tirar fotos e divulgar dá trabalho e requer tempo. Por isso valorizo e muito o trabalho dos amigos para que valorizem o meu. Claro que tem exceções né, mas tem pessoas sem noção.

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Falou tudo nesse post,devemos valorizar e muito e respeitar também né,todos nós temos o nosso espaço,adorei bjs.

    ResponderExcluir
  15. Espero que seu texto conscientize as pessoas, porque já é ruim quando estranhos não valorizam nosso trabalho, imagine estranhos, é muito triste ver que não valorizam todo o tempo e trabalho investidos

    ResponderExcluir
  16. Realmente hoje em dia é complicado, alguns querem tudo gratuito e não pensam que aquilo pode fazer falta pro outro ...Em compensação não dão nada de graça, as vezes nem mesmo o tempo ....
    é preciso que as pessoas comecem a valorizar o trabalho alheio, para que também sejam valorizados!
    Bjs (•‿•) ❤️

    ResponderExcluir
  17. Sei bem como é, paguei minha faculdade vendendo natura, e o que ainda considero pior é quando essas atitudes vem de amigos que sabem como é sua rotina e os perrengues que tu passa :)

    ResponderExcluir
  18. Nossa, isso é triste demais :( eles choram pra pagar algo pro amigo mas pagam um horror de caro por um fulano famosinho...

    ResponderExcluir
  19. isso é muito foda. é aquele "gosto do seu trabalho mas não respeito!". e ainda tentam os clássicos: "mas não precisa editar, eu já tenho até o pendrive"; "mas preciso investir em outras coisas e ai a gente se ajuda, até divulgo teu trabalho no meu face"; "mas fulano faz mais barato", etc etc etc. poxa, então faz com fulano! né? é o meu trabalho que tu gosta ou o que? esse foi um dos motivos que me fez não querer investir mais tempo em fotografia como profissão. não sei depois (talvez até piore!) mas quando a gente é inciante nesse mercado o povo desvaloriza demais. é como se tivessem fazendo um favor em te dar espaço pra isso sabe? e ainda acham que tão fazendo muito em pagar 50 pila por um book completo. no fim é sempre a gente que tá mendigando espaço e catando migalha pra ver colocarem filtro do instagram em cima das fotos depois HAHAHA so sad!

    ResponderExcluir
  20. Sei bem como é isso, trabalho nas horas vagas como professora de piano e sempre aparece aquele conhecido que quer que eu dê aula de graça, como se eu não tivesse contas pra pagar. Uma pena, todo trabalho merece respeito e admiração.
    Beijos! Blog Sara Menezes

    ResponderExcluir
  21. Concordo com vc, uma pena pq todo trabalho merece respeito e admiracao

    ResponderExcluir
  22. Verdade, excelente postagem, muitas pessoas parecem que tem aversão a ver o outro trabalhando...Não custa nada um elogio, uma curtida, um comentário, uma indicação
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  23. sou maquiadora e ja fui muito besta pra parente e "amigos"

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.