I.S.B.N: 9788564065574; Páginas: 488; Ano: 2012; Autor: Raphael Montes; Gênero: Suspense e mistério; Editora: Benvirá.
Sinopse: Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – e aparentemente sem problemas – a participarem de uma roleta-russa? Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio. Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas durante o fatídico episódio, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte dos seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo muito maior começa a se revelar.
Avaliação: ★★★★☆
com o Rodrigo são prioridade no momento. Mas voltando ao assunto, não sei por qual motivo estou tão obcecada por historias de terror, tanto da ficção quanto as que ocorreram na vida real e nada melhor do que um bom livro, certo?
Em uma busca rápida, passei pela sessão de terror/suspense do Submarino e acabei parando em Suicidas. Li a sinopse e achei a ideia interessante e só lá pela página 30 me dei conta de que estava lendo um autor nacional. Sou entusiasta da literatura nacional e super-incentivadora, mas convenhamos que, nos dias de hoje, é mais fácil encontrar livros sobre romances e casais que têm um final feliz do que bons livros relacionados a outros temas. Já li ótimos livros com temática diferente e me surpreendi a cada página lida, e sinceramente? Dou o maior dez para quem se arrisca a fugir do clichê.
Suicidas é livro com uma ideia inovadora, ao menos para mim. Você já parou para pensar o que se acontece na cabeça de um suicida? O que leva um indivíduo a tirar a própria vida? Podem ser N motivos e não cabe a ninguém julgar, mas já imaginou cometer suicídio em nome da fama? Em busca de algo glorioso, mesmo que tudo isso tire o que há de melhor no mundo que é viver? Os oito personagens que são apresentados no decorrer da história são pessoas comuns, cada um com seu motivo pessoal para estar ali, mas o protagonista, Alessandro, busca algo além de acabar com os problemas. Ele quer ter seu nome reconhecido.
O livro é dividido em capítulos, mas algo que achei interessante é que eles são narrados a partir de três perspectivas: 1) através das anotações de Alessandro, onde ele conta o porquê de querer suicidar-se e mais detalhes sobre os acontecimentos anteriores; 2) através da gravação da reunião com as mães dos envolvidos, que consiste basicamente na leitura das anotações do Ale feita pela delegada Diana, que é quem investiga o caso; e 3) do livro que Alessandro está escrevendo sobre aquele dia.
Sabe aquele tipo de história que você imagina vários finais possíveis e acaba não sendo da forma como você pensou? Suicidas tem um final surpreendente. A história toda é envolvente, mas, sem dúvidas você nunca vai acertar como tudo acaba. Eu mesma fiquei com a boca aberta por vários minutos quando cheguei a pagina final. Senti muita pena do Otto e do Noel, não consegui visualizar a Waléria na minha mente, tive raiva do Zak, sentimento neutro em relação ao Ale... cheguei a pensar que o acidente envolvendo os pais do Zak era uma farsa. BTW, foram tantos sentimentos que nem sei descrever sem mandar um spoiler.
Todo o mistério sobre como vai terminar é legal demais. Oito pessoas decidem brincar de roleta russa, sendo que um deles vai escrever tudo em tempo real, e aí, como termina? Enfim, fica aqui minha recomendação e meu pedido: Querido Raphael Montes, nunca pare de escrever!
Uau...é exatamente o tipo de livro que eu amo... ainda não conhecia esse e nem o autor, mas me encantei com sua resenha. Irei procurar pra comprar pra mim ♥
ResponderExcluirFico muitíssimo feliz em ler isso ❤
ExcluirNossa, que história pesada. Eu me envolvi e até sinto, aí, Num gosto, não...sorry.
ResponderExcluirAchei super interessante a história, me despertou o interesse em ler, gosto muito de livros e este já vai entrar na lista dos livros para ler em 2017. hahahah obrigada.
ResponderExcluirConfesso que o título não me animou, mas a resenha está ótima! Quem sabe eu leio também ♥
ResponderExcluirBeijos!
www.meumundonofundo.com.br
Ual, aparenta ser aquele livro bem impactante mesmo.
ResponderExcluirNossa esse livro tem um historia ótimo, o titulo não faz jus ao livro, sua resenha é ótimo, bem escrito e mostra bem o que o livro passou para você
ResponderExcluirHey, Milca.
ResponderExcluirPrimeiramente, ai que invejinha <3 Kobo é amor <3
Tenho um lev, pensando seriamente em comprar um kobo para mim kkkk
Também estou preferindo leituras digitais, além dos livros físicos estarem com um preço alto, a grande maioria são com folhas recicláveis.. e meu amor, sofro demais com isso por causa da rinite e sinusite. O cheiro forte me deixa muito mal, e aí tenho que escolher se espirro ou leio. kkkk
Agora sobre a história: Sou apaixonada pelo genero de terror e suspense, mas confesso que não leio muito livros sobre tais... Li alguns, mas nada demais. Mas menina, amei esta história, realmente parece ser muito boa!
Vou procurar o livro! Parabéns pela resenha.
Beijinhos adocicados,
www.jessicadeyna.com.br
Livros com suspense psicológico é maravilhoso.
ResponderExcluirE fiquei com vontade de ler, não sabia que era nacional O.O
Não conhecia e adorei!
ResponderExcluirQuero ler! Mais um pra lista.
Bjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com
Não sou fã de terror. tenho a mente fértil demais. Acabo encontrado com as criaturas nos meus sonhos e tendo problemas para dormir. O que você tem contra finais felizes? Eu adoro um final feliz. Romances sempre são clichês, não adianta! O que vale é a forma como são escritos. Tem quem goste, mesmo que não seja o seu caso. Eu adoro um final feliz e é isso o que eu espero para a minha vida sempre. Todo escritor já tratou do tema suicídio seja em um poema, em um conto, em um ensaio, em um desabafo... Para mim esse tema pode ser interessante, embora nunca será original, portanto o que vale, é a forma como ele foi escrito. Parabéns pela resenha sucinta e bem escrita. Fiquei interessada, sim, mas vai ter que esperar um bocado pra eu adquirir e quando adquirir, volto aqui e te digo minhas impressões!
ResponderExcluirEliziane Dias
Oi, Milca!
ResponderExcluirAdorei sua resenha e apesar de já ter visto o Raphael Montes na rodinha, nunca tinha visto esse título e fiquei curiosa. Acredito que é um livro forte, como os outros dele, como ganhei num sorteio recentemente "O jantar secreto", lerei este primeiro e depois vou procurar os outros, pois ele parece ser um ótimo autor nacional :D Parabéns pelo post!
Um beijo, Carol
Blog com V.
Gostei muito quero ler esse livro a muito tempo
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, parece ser bom.
ResponderExcluirParabéns, ótimo blog, texto muito bem escrito. Vou acompanhar. :)
ResponderExcluirRaphael Montes se tornou uma das minhas pessoas favoritas no mundo desde que li o livro "Jantar Secreto", que é incrível. Já ouviu falar?
ResponderExcluirSobre "Suicídas", me chamou a atenção por ter alguns questionamentos que sempre estão na minha cabeça. "(...) o que se acontece na cabeça de um suicida?" é algo que eu me pergunto, e que já até virou um dos meus textos secretos. Vou tentar lê-lo, pois despertou minha curiosidade!
Adorei a resenha :*
Que resenha maravilhosa! Me deu muita vontade de ler a obra. Eu gosto bastante desse tipo de livro, que envolve mistério e, até mesmo, um terror. Adorei e estou super curiosa para ler. Beijos (;
ResponderExcluirwww.brincandodeolivia.com
Quando li o título do livro fiquei com aquele sentimento de "Não quero ler nada disso"... Mas ao longo da resenha, fui vendo que não era nada do q imaginava e fiquei bem intrigada com o livro e me interessei super... Amei a resenha... bjs
ResponderExcluirUauuuu!!! Parece ser um excelente livro heiiin, já fiquei curiosa para ler e saber o final do livro rs..
ResponderExcluirVou tratar de comprar para ler.
A minha maior vontade de ler esse livro vem do formato da narrativa rsrs como vc disse são 3 e acho que isso nos dá uma visão muito mais ampla do que está acontecendo na história. Morta de curiosidade.
ResponderExcluirEu me impressiono MUITO com histórias de terror, então não posso nem me atrever a ler ou ver filmes deste estilo, fico me sentindo observada a todo momento, rs. Agora me tira uma dúvida *noob*, o que é roleta russa? Hahahhaa fiquei curiosa! Beijos
ResponderExcluirJá quero muito ler. Adoro livros com um mistério. Não especialmente de terror, mas esse parece ser mais suspense, não? Acho que vou gostar bastante. Sem contar que é de um autor nacional, o que é ótimo para incentivar <3
ResponderExcluirBeijo!
Sorriso Espontâneo
Olá,
ResponderExcluirmuito legal o livro,
estou vontade de livro com terror,
nunca ler isso.
Beijos
Nossa que livro em, gostei de saber, bem impactante 👏
ResponderExcluirAdoro filmes de suspense. Os livros são ainda melhores, por conta do detalhes.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, adoro suspenses também. Concordo com vc a respeito dos livros estarem caro, mas ainda acho charmoso ter um livro na bolsa pelo simples fato de folhear, sem contar no cheirinho!
ResponderExcluirwww.tolinda.com
Olá, tudo bem? Vim logo que vim esse título curioso. Sabe, sou uma pessoa bastante medrosa, no entanto amo livros de terror e a julgar pela sua resenha fiquei com aquela pulga atrás da orelha sobre a historia. Não tenho muitos livros nacionais, embora eu apoie a valorização de escritores brasileiros. Com certeza entrou para a lista.
ResponderExcluirhttp://www.meioassimetrica.com.br/
Tchau e até logo
Filmes de terror não fazem parte dos meus queridos e não tenho coragem de ler... Não vou mentir que pelo titulo já fiquei meio receosa!
ResponderExcluirBeijos,
www.hitsdomomento.com
É bom dar valor aos autores nacionais, tem autores muito bons pelo nosso Brasil! Amo histórias de mistério e suspense, gostaria de ler esse um dia quem sabe, com certeza está na minha lista!
ResponderExcluirhttp://blogquinzeprasnove.blogspot.com.br/
Amo esse tipo de livro onde envolve suspense, investigação. Concordo com você sobre a grande maioria dos livros se voltarem para romances. Adoro algo diferente e que prenda a atenção do começo ao fim.
ResponderExcluirPois sabe que não é o tipo de livro que me agradava? Mas eu fiquei interessada depois do seu post. Muito bom!
ResponderExcluirJá tinha visto o título desse livro algumas vezes, mas nunca tinha parado para ler sobre a história dele. Achei incrível e parece ser um ótimo tema.
ResponderExcluirBastante delicado né? Mas pelo o que você disse o autor soube conduzir de maneira coerente e inteligente.
Vou ver se encontro a obra pra ler!
Beijos
www.jadeamorim.com.br
UAU! Que livro impactante! Confesso que curto o gênero mas tenho bastante medo, o que me impede de ler e assistir coisas do tipo, mas a sua resenha está.. MARAVILHOSA! Eu tô boquiaberta! Amei muito! Ainda não conhecia a obra nem o autor, mas parece ser mara! Amei!
ResponderExcluirBjos, Marinspira <3
História bem tensa essa.
ResponderExcluirMas fiquei interessada em ler.
Bjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com.br
Menina quanto tu disse que era de terror, eu corri três dias sem olhar para trás. Passo longe RS. Mas você escrever de uma forma tão envolvente que eu me cativei
ResponderExcluirEu publiquei o outro sem terminar, foi sem querer kkk. Mas continuando. Sua resenha foi tão boa que me fez querer saber qual o final da história! 😱 Partiu lê suicidas! 😆 obrigada e continue com suas resenhas. Muito boa.
ResponderExcluir