Passarinha; I.S.B.N: 9788565859134; Páginas: 224; Ano: 2013; Autora: Kathryn Erskine; Gênero: Drama; Editora: Valentina.
Avaliação: ★★★★☆
Quanto tempo desde a última vez em que indiquei um livro aqui hein! Agora, passados os dias loucos, trago um livro maravilhoso que terminei de ler ontem. Primeiro quero contar uma coisa. Ando bastante interessada no assunto autismo. Não conheço ninguém portador da síndrome, mas de uns dias para cá decidi pesquisar livros com esses personagens e tentar entender um pouco sobre. Acabei vendo a sugestão de Passarinha e gostei tanto que precisava compartilhar com vocês.
Cresci em meio a uma porção de pessoas que acreditam que tudo que é diferente é, consequentemente, anormal. Já ouvi de pessoas próximas que crianças nascem com deficiência para castigar os pais por alguma coisa errada que eles fizeram na vida. Sem contar as inúmeras caretas e olhar de aversão. Além disso, na minha área profissional, que é educação, só a possibilidade de trabalhar com "crianças especiais" causa tremor em quem ouve.
Pois bem, gosto muito de uma coisa chamada empatia e é exatamente isso que temos e aprendemos em Passarinha. Uma garotinha de 10 anos que perdeu o irmão de forma brutal e que precisa se adaptar ao mundo sendo autista. A história é narrada do ponto de vista de Caitlin e com uma linguagem típica de uma menina de 10 anos. A personagem interage o tempo todo com o mundo exterior, mas é muito tocante quando você vê esse mundo a partir da perspectiva dela.
A síndrome de Aspeger é um distúrbio do desenvolvimento que afeta a capacidade do indivíduo de socializar-se e comunicar-se de maneira efetiva. Basta dar um google que você encontra mais características, e dessa forma você compreende as limitações da criança. Ela não é um caso perdido, é um caso de paciência.
Certamente não deve ser algo simples de conviver no dia a dia, mas só de ter uma noção mínima de como essas pessoas pensam já faz com que eu repense a minha maneira de olhar para elas. Todos somos diferentes e é isso que torna cada indivíduo especial. Quem dera todos pudessem ao menos uma vez na vida ler uma história como Passarinha de mente aberta. E assim como Caitlin conseguir ter a tal empatia que parece ser bem difícil para a maioria das pessoas, mesmo as não portadoras de SA.
Fica aqui a minha sugestão de uma leitura cativante e que sem dúvidas fará de você outra pessoa quando chegar a última página.
Eu li a versão digital, mas você pode comprar o livro físico nos links abaixo, assim você me ajuda a ter um pouquinho mais de money para novos livros.
Eu preciso ler esse livro,
ResponderExcluirÉ aqueles livros que a gente sabe que vai chorar e passar nervoso, mas que é perfeito para refletir, né? =/
Adorei sua resenha e ponto de vista
Beijos
Pois é, é o choro premeditado mas que é inevitável hahah
ExcluirEu não curto livros/filmes de drama, mas sua resenha ficou tão bem feita que até me deu vontade de conferir essa leitura de perto ♥ Parabéns!
ResponderExcluirBeijos
obaaa, que bom, fico muito feliz!!
ExcluirBOm dia, eu julgo um livro pela capa e essa é perfeita, transmite bem o tema do livro que por sinal ainda não li mas vou salvar na minha lista e indicar pra alguém que conheço e tem um sobrinho autista...
ResponderExcluirSeu blog é cativante e convidativo, já estou seguindo!
Beijos e uma semana de alegrias😘
Beijocas 😘
Blog Sara Menezes
PARTICIPE NO NOSSO GRUPO DE INTERAÇÃO ENTRE BLOGUEIRAS
Ah que comentário mais amor!!
ExcluirFico muito feliz que tenha gostado da resenha e do blog <3
obrigada mesmo!!
Gostei da indicação e a forma como você descreveu, gosto de livros que nos faz refletir e nos ensina algo de verdade, nunca li nada que tenha a Síndrome de Aspeger apenas assisti filmes, mas com certeza irei comprar esse livro. Beijos e obrigado pela dica.
ResponderExcluirSou eu quem agradece pelo seu comentário =)
ExcluirIsso é bastante motivador <3
Gostei muito da capa, condiz com a sinopse. Agora fiquei me imagino lendo e chorando litros e refletindo muito sobre o tema delicado. Deve ser uma ótima leitura!
ResponderExcluirBeijos,
Pri
www.vintagepri.com.br
hahaha guarde suas lágrimas para quando ler <3
ExcluirAchei bem interessante, nunca li nada do tipo. Imagino quão emocionante deve ser vivenciar essa história pelos olhos dela. Acredito mesmo que devíamos ser mais empáticos, e isso começa colocando-se no lugar do outro. Beijão www.infectedbyculture.com.br
ResponderExcluirExatamente isso, o que nos falta é empatia =)
ExcluirAdorei a resenha e estou interessada em lê-lo.
ResponderExcluirBjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com.br
Que bom Su, leia mesmo!
ExcluirEsse livro parece ser bem legal, gostaria de ler 😍 Fica anotada!
ResponderExcluirLeia mesmo viu?
Excluir=)
Muito boa sua indicação. Nunca li livros relacionados ao assunto, mas como você disse é muito importante se colocar no lugar das pessoas que sofrem dessa síndrome. Gostei bastante
ResponderExcluirobrigada amore <3
ExcluirÈ verdade eu não curto essa tema, mas eu adorei sua resenha.. ;)
ResponderExcluirBeijos
obaaa, obrigada!!
ExcluirMeu Deus, esse livro parece maravilhoso, de verdade, anotei aqui para lê-lo depois. Amo essas leituras que nos acrescentam algo e abordam temáticas não tão usuais, sem falar nessa capa maravilhosa! Parabéns pelo post!
ResponderExcluirUm beijo, Carol
Blog com V.
Verdade. Ah e eu também amei a capa <3
ExcluirA sinopse é meio confusa, né? O que me despertou o interesse pelo livro foi a forma como você o apresentou em sua resenha. Maravilhosa a sua escrita! Amei o seu blog!
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirAmo livros de drama, e quando vem com reflexões melhor ainda. Ont li uma resenha de um livro que o personagem principal também era autista, eu me interessei muito, esse seu também, sua resenha esta perfeita. Parabéns! Bjoss da Isa 💕
Com certeza irei ler, não tenha dúvidas. Eu já ficava com vontade antes, agora então fico ainda mais.
ResponderExcluirQue resenha maravilhosa!
É sempre bom conhecer um pouco mais sobre esses assuntos, mesmo que seja de pouquinho em pouquinho através dos livros.