segunda-feira, outubro 21, 2019

O CÉREBRO NO MUNDO DIGITAL - MARYANNE WOLF

O cérebro no mundo digital  Maryanne Wolf
Sinopse: O que acontece no nosso cérebro quando lemos? Como a multiplicação de telas nas nossas vidas afeta a forma como lemos? E quais os perigos – e oportunidades – da leitura digital? Essas questões são analisadas pela neurocientista norte-americana Maryanne Wolf. Com base em diversas pesquisas, a autora mostra a importância da leitura profunda na história da humanidade e como ela está ameaçada. Mas nos dá esperança: é possível educar as crianças para que sejam duplamente letradas, tanto em livros impressos quanto em leitura digital. Dessa forma, elas poderão aproveitar o melhor dos dois universos.
A neurocientista Maryanne Wolf recebeu diversos prêmios acadêmicos e é incansável defensora do letramento das crianças ao redor do mundo. Diretora do Center for Dyslexia, Diverse Learners, and Social Justice na UCLA (Universidade da Califórnia) e professora da Tufts University, é autora de mais de 160 publicações científicas

Que livro sensacional! Preciso começar assim, pois ele é resultado de uma pesquisa da autora e que nos mostra como o mundo digital nos faz perder o foco  das nossas leituras tão facilmente. O Cérebro no Mundo Digital é um livro rico em informações e importantíssimo ainda mais se você trabalha com leituras ou lê por pura diversão.

Algo que me chamou bastante atenção nesse livro é o fato de que ele reflete muito bem a minha vida como leitora. Eu adoro ler e é algo que faz parte do meu dia a dia, mas sei o quanto estar conectada faz a qualidade da minha leitura cair.

Esse livro é tão importante para mim que me fez refletir sobre como eu lido com minha vida digital e o quanto eu permito que ela me afete em vários aspectos da vida. Em entrevista Maryanne Wolf diz:

"Testei a mim mesma e foi realmente frustrante 
descobrir que eu estava me tornando cognitivamente impaciente, 
e com essa impaciência eu não conseguia 
ficar tão facilmente imersa em minha leitura. 
Então temos de tomar cuidado."

Jogo agora algumas perguntas para você: como você lê? Você consegue se desconectar e ler de forma profunda? Quando lê, você se envolve totalmente com aquela leitura e sente que realmente absorveu o conteúdo?

Comigo se tornou normal parar no meio de uma leitura e pegar o celular apenas para nada. E isso é horrível, triste, decepcionante. Sempre me sinto mal quando o faço e tento cada dia mudar isso, mas é difícil, confesso.

Como professora, pessoa que lida diariamente com adolescentes e jovens que estão muito mais conectados que eu é algo desesperador. Não há nada de mais em ser uma pessoa antenada, que entende de tecnologia e gostar de estar online. Mas querendo ou não, está mais do que comprovado que nossa leitura está ficando em segundo plano.

E pior, está cada dia menos profunda e proveitosa. Vocês têm noção do quanto isso é preocupante? 

"O que acontecerá com os jovens leitores que nunca encontram e entendem pensamentos e sentimentos de alguém totalmente diferente? O que acontecerá com leitores mais velhos que começam a perder contato com esse sentimento de empatia por pessoas com que não tê contato ou parentesco?"

A leitura não é algo natural, é algo que se conquista com o tempo. Quantas pessoas nós conhecemos que simplesmente não gostam ou não têm paciência para ler? Fico triste quando ouço isso, porque sei que dificilmente essa pessoa irá conseguir ter um hábito de leitura. Não importa qual livro indiquemos.

"Um erro grande e fundamental para - que teve muitas consequências infelizes para crianças, professores e pais pelo mundo afora -  é a crença de que a leitura é natural para os seres humanos e que ela simplesmente emergirá, completa como acontece com a linguagem, quando ela estiver pronta. Não é o caso; para a maioria de nós, os princípios básicos dessa invenção não natural e cultural precisam ser ensinados."

E cada dia mais fica complicado, pois as crianças de hoje praticamente já nascem com um celular na mão. Como a autora cita, a leitura precisa ser ensinada, a prática, o hábito de leitura precisa ser inserida na nossa vida, já que não é algo cultural nosso.

O cérebro no mundo digital é um ótimo livro e nos traz uma incrível reflexão a respeito do funcionamento do nosso cérebro nessa era que cada dia mais vai se tornando digital. 

Não é só pela questão da leitura. Às vezes tenho a impressão de que estamos ficando preguiçosos, porque toda a informação de que precisamos está a um Google de distância. Quanta informações falsas nós transmitimos apenas por ler um título de reportagem que não reflete exatamente a matéria escrita?

A preguiça de ir a fundo e pesquisar o que realmente acontece na nossa cidade, estado ou país é grande. As fake news comprovam tudo isso a cada dia. É triste, mas acredido e tenho fé que é algo que pode ser mudado. Talvez eu seja ingênua a esse ponto, mas ainda acho que somos capazes de mudar essa realidade.

12 comentários

  1. Olá, tudo bem? Nossa, esse livro parece ser realmente maravilhoso! Eu penso bastante nisso, sobre o quanto as tecnologias, principalmente o celular, afetam o meu andamento de leituras. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Meu deus, que livro sensacional! Adorei a dica!
    Antes de comprar o Kindle, eu lia muito pelo meu celular, no app do kindle mesmo e confesso que cada notificação que chegava eu parava a leitura pra ver o que era.
    Nos dias de hoje é cada vez mais importante a gente pensar o que ta fazendo e como ta fazendo na internet, o quanto que isso afeta a nossa vida e nossas relações, ja coloquei o livro na minha lista de desejados da Amazon, doida pra ler!
    Obrigada pela dica e ahazou na foto, como sempre, <3

    ResponderExcluir
  3. Confesso que pelo titulo da resenha eu não me interessaria em ler porém sua resenha me chamou a atenção para o quantas vezes eu faço isso paro a minha leitura seja no meu kindle seja em um livro físico e pego o meu celular para nada e fico as vezes horas no celular fazendo nada. Outra coisa bem importante que você pontuou na resenha é que os pais acham que as crianças vai desenvolver o gosto pela leitura de uma hora para outra assim como a fala mais esquece que tem que se incentivar a criança e isso é algo que minha mãe sempre fez comigo.anotado esse livro para a lista de desejados.

    Pequena sonhadora Literaria

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Nossa, fiquei interessada no livro, acho importante termos contato com este tipo de conteúdo, pois nos auxilia no dia a dia. Eu, particularmente, não sinto essa dispersão, pois tenho horários fixos para ler (ônibus, assim que acordo e antes de dormir), então a vida digital não me atrapalha na leitura (mas, com certeza, me atrapalha de outras formas hahaha). Adorei saber sobre o livro, fiquei bem feliz com ele, obrigada pela dica, vou procurá-lo.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Mulher do céu, confesso que só olho esse livro com esse título em uma prateleira, ele não me chamaria a atenção. Só lendo a sinopse, e uma resenha tão boa assim, eu de fato levaria ele pra casa. Adorei conhecer um pouco mais sobre esse assunto.
    Eu sou uma leitora bem concentrada. Minhas leituras são bastante imersivas e consigo me dedicar aquilo que estou fazendo, mas claro, se o livro está dentro daquilo que eu esperava. Tem alguns que andei agarrada, e outros que até desisti temporariamente.
    E infelizmente, percebo esse hábito de dar uma conferida no celular de vez em quando. Maldita conectividade hahahahha

    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Me identifiquei demais, eu também tenho mania mesmo de pegar o celular ou o tablet pra ver nada bem no meio da leitura e o pior é que tenho total certeza de que isso me atrasa, me distrai e me tira o foco de algo bacana que estava lendo, mas mesmo assim sigo fazendo, um comportamento até meio compulsivo mesmo, quando percebo já fiz sabe?
    Gostei da proposta do livro, não conhcia mas pela resenha fiquei interessada em conferir a leitura quando surgir a oportunidade.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Algo interessante que você ressaltou é que a leitura não é algo natural. Estar conectado também não é, mas por que passamos mais tempo no celular fazendo nada do que lendo um bom livro?

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nossa que preciso ler este livro, concordo com você, não temos o habito de leitura como algo natural em nossa cultura, infelizmente. E muitas crianças já nascem com o celular na mão como você citou e fica tudo ainda mais difícil, em casa é preciso ter um exemplo, pois isso ajuda e muito. Não sei se acredito que podemos mudar um dia, ando meio sem esperança em nada, mas espero que você esteja certa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que interessante!
    Eu quando leio gosto de me desconectar completamente para dar atenção para a história. E isso tem sido maravilhoso, pois reservo um tempo do meu dia pra isso e é muito mais produtivo. Gostei da premissa da pesquisa e quero ler este livro <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Vi alguém indicando esse livro na semana e fiquei bem curiosa. Acredito que quando não tínhamos celular, toda essa tecnologia, era muito fácil nos conectarmos ao que estávamos fazendo. Hoje realmente qualquer bip já nos faz parar o que estamos fazendo e nossa produtividade cai muito. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu não conhecia o livro e a proposta dele é realmente muito interessante e fiquei curiosa para ler. Adorei a sua indicação e espero poder ler em breve

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Quero muito ler esse livro, acho que aprendemos muito com livros assim e amo esse tipo de leitura.
    Amei demais essa dica e vou ler em breve.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.