segunda-feira, setembro 18, 2017

LIVRO | O CEIFADOR - NEAL SHUSTERMAN

Esse livro foi cedido pela editora Seguinte na Feira do Livro de Brasília aos participantes do encontro de blogueiros e jovens escritores. Quando li a sinopse achei bem interessante a ideia da história, mas acabei colocando outros na frente antes dele e dei uma enroladinha para terminar, já que me mudei assim que comecei a leitura.

Sinopse: A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a arte da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais, podem colocar a própria vida em risco.
Avaliação: ★★★★☆

Ainda não tinha lido nada com essa temática. Achei sensacional pensar em um futuro em que realmente teremos um mundo melhor. Você já pensou viver sem o medo do crime, de doenças, da miséria e sem se preocupar - tanto - com a morte? Deve ser, no mínimo maravilhoso e ao mesmo tempo entediante. Entediante? Como deve ser chato você viver sabendo que sua vida será uma linha reta. Seja qual for a sua escolha, a primeira opção é sempre viver da mesma forma que todo mundo, ou seja: igual.

Por outro lado, não precisar se preocupar em levar um tiro ao sair de casa, ser assaltado, morrer com doenças incuráveis, não poder contar com um sistema de saúde decente, que é a realidade de muitos de nós, sem dúvida deve ser tranquilizante.

Claro que, como nenhum sistema é 100%, existem aqueles que têm certo poder e o utilizam em favor próprio. Essa é uma questão que eu imagino que sempre haverá, independente de ainda existir uma maioria que pensa no coletivo. A coisa boa nesse mundo dos livros é que eles nos levam a conhecer mundos diferentes e nos fazem refletir sobre tais questões. Embora seja uma obra fictícia, me faz muito bem pensar em um lugar onde todos têm oportunidades de forma igual.
O Ceifador é um livro muito bem escrito e que, por incrível que pareça, não tem aquele casal clichezão durante toda a história. Eu tinha certeza de que seria assim e confesso que fiquei muito feliz pelo fato de o autor ter dado ênfase em outros assuntos que não fosse Rowan salvando Citra, os dois apaixonados e aquela melação toda. Mesmo que tenha pintado um clima, foi bem sutil e não se sobrepôs ao tema principal.

Também achei muito legal que a introdução de cada capítulo seja um pedaço dos diários dos ceifadores, assim a gente consegue acompanhar a história do ponto de vista deles, que são personagens muito interessantes. O livro chega ao final de forma muito boa, porém não fico tão otimista quanto à continuação, já que dificilmente elas não são tão boas. Mas quem sabe o autor não me surpreenda, certo?

I.S.B.N: 9788555340352; Páginas: 448; Ano: 2017; Autor: Neal Shusterman; Gênero: Distopia / Fantasia / Ficção / Ficção científica / Jovem adulto / Literatura Estrangeira; Editora: Seguinte.

Onde comprar:



41 comentários

  1. É otimo sair dessa coisa de casal cliche, pena que as pessoas ñ valorizam muito nada que ñ tenha casalzinho, e drama adolescente

    ResponderExcluir
  2. Dica boa de livro. Preciso me dedicar a leitura, ando relaxada nesse aspecto. Parece ser muito bom e realmente o fato de não ter casal chiclete fica bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. Eu como sou uma devoradora de livros eu amei e já vou comprar para devorar cada pagina .Sucesso

    ResponderExcluir
  4. Um temática interessante! O livro parece ser intenso. Gostei bastante da resenha.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já li este livro! Um história muito original e incrível! Trata-se de de uma obra que merece muito ser lida. ansioso pelo segundo livro.

    ResponderExcluir
  6. O livro tem uma história é muito boa, é fantástico, a narrativa é bem intensa prende o leitor até o fim. Gostei muito da capa tem muito haver com a história, excelente a sugestão de livro, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Livro interessante. Eu acredito que sim, teremos um mundo melhor e vamos poder viver pra sempre. E não será nem um pingo entediante. Ainda existe tanto para descobrir e realizar. Bela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro livros, mas ler todo ele eu tenho preguiça, preciso me puxar mais na leitura rsrsrsrs, muito boa sua resenha, vou colocar o livro na minha lista :)

    ResponderExcluir
  9. Bem interessante, não conhecia o livro. Gosto dessas histórias de futuros distópicos, mas acho que essa não me chamou tanta atenção para começar a ler o livro rs... Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Milca!
    Quem está querendo muito ler esse livro é o meu filho, sempre que a gente passa na livraria ele fica namorando com ele na vitrine... kkkk... Mas, pelo que você avaliou na resenha, que por sinal, está ótima, realmente é um bom livro.
    Não sei se eu gostaria de viver num mundo sem nenhum problema, como você disse, poderia parecer entendiante, talvez por isso a figura do "ceifador", fosse necessária, seria uma preocupação... Estou só pensando, não li nada a respeito do livro antes de ler sua resenha!
    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
  11. Realmente é uma obra que nos prende.
    Obrigada pela dica, com certeza esse livro entro para minha listinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, como vai?
    Confesso que ainda nao conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha. beijos

    ResponderExcluir
  13. nossa acho q seria uma boa ideia viver em um mundo "perfeito.
    Pareçe interessante !
    https://blogsixblue.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse ainda. Gosto desse tipo de livro onde tem um sistema onde é tudo organizado para se ter uma vida boa, mas essa ideia do ceifador é inovadora, vai além do que já vi nesse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  15. O assunto do livro é mega interessante, imagina um mundo paradisíaco, será que estamos prontos pra isso?
    Preciso ler esse livro, adorei a indicação!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro mas fiquei bastante impactada com o título sabia? É um poco assustador e lendo a Sinopse: A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa... aí vi que não era o que eu estava pensando...
    Beijo,
    http://keilyces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Fiquei muito curiosa pra ler, me pareceu bem legal!! Adorei a resenha, flor <3

    http://amandainacio.com.br

    ResponderExcluir
  18. Gostei da sua resenha me despertando a curiosidade em querer ler esse livro, assim que eu acabar com o que estou lendo atualmente, vou buscar esse para uma leitura ( o tema parece ser bom)

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar sobre esse livro. Li uma crítica não muito legal em relação a ele, mas após a essa sua resenha tive outras conclusões.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  20. Interessante, acho que nunca li nada sobre essa temática. Vou procurar para uma próxima leitura aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Bem interessante realmente deve ser entediante mas me deixou muito curiosa acerca do final do livro já vou procurar pra eu ler.

    ResponderExcluir
  22. Já quero ler esse livro agora, estou apaixonada, eu amo essa temática de livros, adoro saber como seria se o nosso mundo fosse diferente, ou com coisas futurísticas, se for não for para ler desse jeito então nem quero KKKKKKKKKKKK, amei a resenha parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  23. Preciso me dedicar a leitura, ando relaxada nesse aspecto...Achei muito Interessante, o livro.

    ResponderExcluir
  24. Uaaau, achei extremamente interessante, adoro esses livros que descrevem o futuro! Quero muito ler!
    Beijos, Gi.
    www.girlsabout.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Só pelo título fiquei curiosa, para querer achar o livro e ler

    ResponderExcluir
  26. Eu sou a louca das utopias e distopias. Já quero ler esse livro, mas vou pesquisar sobre previsões da continuação. Não aguento ficar anos esperando livro sair.
    kkk'

    ResponderExcluir
  27. Oi tudo bem?
    Eu já conhecia o livro pela capa e pelo nome, porém ainda não havia lido resenhas ou a sinopse, e parece realmente ser uma estória interessante. Um futuro como esse seria um sonho, um sonho que não é impossível se a humanidade quiser.
    Gostei muito da resenha e ficou muito bem escrita.

    Abraços!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  28. Adorei a sinopse, gosto de filmes com essa história, confesso que esse ano nao estou lendo tanto quanto deveria.. mas mesmo assim adoro dica de livros novos,, vai pra minha wishlist.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho uma dúvida se pego ou não para ler esse livro, tenho uma vontade e não ao mesmo tempo, mas sua resenha me deu uma 'luz' para pegar para ler. Adorei as fotos.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  30. Indica um livor bem da hora para iniciantes !!! Vou amar.

    ResponderExcluir
  31. AAAAAAAHHHHHHHHHHHH! CHATA! XP

    Bom eu não fui no encontro de blogueiros e perdi a entrega desse livro maravilhoso e disponibilizado de forma gratuita e de bom vontade pela editora. u.u
    Triste realidade!
    Mas, eu já o quero em minha lista, mesmo sabendo que já estou prestes a entrar em uma ressaca literária! O.O CÉUS! EM ANOS ISSO ESTÁ PARA ACONTECER!

    Até mais! O/
    Karolini Barbara
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Achei bem interessante a temática do livro e deve ser bem difícil para o casal "aprender" esse ofício.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  33. Não conhecia esse livro mulher. Mas o assunto é mega interessante. Já vou procurar a ler, obrigada pela dica!!!

    www.kamillasouza.com.br

    ResponderExcluir
  34. Adorei a dica do livro. É uma temática bem diferente do tipo de leitura que eu tenho mais vou investir nele.

    ResponderExcluir
  35. Ahh esse livro é só amores, eu li e amei, foi até favortiado ♥
    Quero a continuação logoooooo, scrr!
    Bjs

    ResponderExcluir
  36. Adorei sua resenha o livro parece ter uma temática envolvente com historias que ninguém um dia parou pra analisar.

    ResponderExcluir
  37. Eu já tinha lido outra resenha referente a esse livro esses dias e já tinha super ficado com vontade de ler e a sua resenha só veio confirmar que eu preciso comprar esse livro pq tem a minha cara rsrs

    ResponderExcluir
  38. Quero muito ler esse livro, estou super curiosa e acredito que vou gostar muito. Sua resenha está ótima.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  39. Oi Milca!!
    Eu tinha lido uma resenha desse livro em outro blog e já tinha achado a história bem interessante. Eu não costumo ler esse gênero, mas essa história é bastante instigante.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  40. AAH como eu amo a editora seguinte! Todos os livros me encantando, esse título não me era familiar e agora ja estou louquinha para ler! Obrigada pela dica bjs!

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.