sábado, novembro 14, 2020

Cuidando da pele com argila e óleos essenciais


Conheci os óleos essenciais por acaso. Uma garota que sigo no Instagram há muito tempo, compartilhou seu colar difusor com um óleo que servia para acalmar e melhorar o sono. Fiquei interessada, já que o sono não era muito bom.


Pesquisei um pouco e logo depois, já estava com um kit lindo de óleos essenciais. Acontece que eu queria tê-los pelas questões emocionais, mas resolvi tirar proveito de todos os  aspectos dessas gotinhas maravilhosas.


Resolvi comprar uma argila dessas mais naturais, sem ser de marcas de cosméticos cheias de produtos químicos. Já tinha ideia mais ou menos de qual óleo seria ideal para a minha pele oleosa  e cheia de espinhas e acnes. Então a escolha foi: argila verde, óleo essencial de melaleuca (tea tree) e óleo essencial de cedro da Virgínia.


Sobre o óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree)


Propriedades

 

Mente: é revigorante e revitalizante, especialmente após um choque. Seu aroma forte e agridoce envolve o coração e a mente, trazendo confiança ao espírito. Muito útil em casos de indivíduos delicados que lutam não apenas com seus corpos, mas também com sentimentos de “vítima” e desgraça, que muitas vezes acompanham doenças crônicas. Limpa pensamentos perturbadores.


Corpo: seu uso mais importante é ajudar o sistema imunológico a combater doenças infecciosas. Ativa os leucócitos para formar uma defesa contra organismos invasores e ajuda a reduzir a duração das doenças. É um óleo extremamente antisséptico e ajuda a liberar as toxinas do organismo através do suor. Apesar de não promover a cura propriamente dita, pode ser utilizado para ajudar a fortalecer o sistema imunológico de pacientes com AIDS. Uma massagem com Tea Tree antes de uma cirurgia ajudará a fortalecer o organismo. Suas excelentes propriedades antivirais e germicidas são úteis no tratamento de infecções repetitivas e da fraqueza decorrente de viroses.


Pele e para os cabelos: tem profundo efeito purificador – reduz o pus em feridas infeccionadas, furúnculos e espinhas. Parece eliminar manchas de cicatrizes causadas por catapora de herpes-zóster. É útil em caso de queimadura, ferida, queimaduras causadas pela exposição ao sol, verrugas, impigem, herpes e pé de atleta. É útil em condições de ressecamento de couro cabeludo e no combate à caspa. Estudos clínicos mostram grande atividade antifúngica e bactericida e potentes benefícios no tratamento da acne.


Principais indicações: Suas maiores virtudes se encontram no poder antimicrobiano de seu óleo essencial. O óleo essencial a 5% demonstrou ser mais efetivo que loções de peróxido de benzoíla 5%, em 124 casos de acne de grau moderado. Em 60 casos de micoses (pé de atleta), aplicado diretamente observou-se uma melhora em 38 deles. Usado também como balsâmico, cicatrizante, revigorante, expectorante, fungicida, inseticida, estimulante e sudorífero. O emprego do óleo essencial como desinfetante nos sanitários e nos lavabos foi rigorosamente testado na Austrália, sendo aprovado a partir de 1980 na porção de 4 partes de óleo essencial para cada 1.000 partes de água. O uso e os estudos como antisséptico estão sendo estendidos para linhas de produtos de limpeza para roupa, dentifrício, xampus e desodorantes. Outro emprego muito estudado é a aplicação na limpeza de sistemas de ar-condicionado, com efeito de eliminar fungos, bactérias e outros germes. (Fonte By Samia)




Sobre o óleo essencial de Cedro da Virgínia


Propriedades

 

Mente: a tensão nervosa e os estados de ansiedade se beneficiam bastante de sua ação calmante e confortante. Isto o torna um valioso recurso facilitador da meditação. No entanto, a crença de que o cedro é capaz de orientar indivíduos desorientados ainda precisa ser testada.


Corpo: costuma ser mais útil em problemas crônicos que em crises agudas. Uma ação tônica combinada sobre os sistemas glandular e nervoso ajuda a colocar o organismo em equilíbrio, regulando, dessa forma, a homeostase. Seu principal efeito, entretanto, provavelmente em razão de suas propriedades expectorantes, é no aparelho respiratório, podendo aliviar problemas como bronquite, tosse e acúmulo de catarro. O excesso de mucosidade é controlado pelo efeito “secante” do cedro.


Pele e para os cabelos: suas propriedades adstringentes e antissépticas são muito benéficas à pele oleosa – pode ajudar a combater a acne. Também ajuda a eliminar a sarna e o pus e problemas crônicos como dermatite e psoríase. É um ótimo tônico capilar e pode ser eficaz no combate à seborreia do couro cabeludo, à caspa e à alopecia. As propriedades do cedro como amaciante da pele parecem ser potencializadas quando ele é misturado ao cipreste e ao Olíbano.


Principais indicações: antisséptico, adstringente, diurético, emoliente, expectorante, fungicida, inseticida, sedativo e tônico geral. (Fonte By Samia)


E quais os benefícios da argila verde?


É argila mais eficaz para peles oleosas e com acnes, pois tem ação secativa, anti-inflamatória e grande capacidade de absorção, sorvendo o excesso de oleosidade e regulando a produção sebácea. Outro dos benefícios da argila verde é ser desintoxicante e age como um leve esfoliante, eliminando toxinas e favorecendo a renovação celular, além de suavizar a aparência de manchas causadas pelas espinhas. 


Como eu preparo tudo isso?


Precisa ser um recipiente de vidro e uma colher de madeira. Eu coloco uma quantidade que seja suficiente para, no máximo duas aplicações. 


Costumo colocar soro fisiológico ou chá de camomila para formar uma laminha. Depois disso coloco uma gota de cada óleo essencial, misturo tudo e passo no rosto.


Algo muito importante é não deixar que a argila seque no seu rosto. Se você acha que precisa deixar um tempo a mais, umedeça com a própria argila. Quando secar é só lavar o rosto até tirar toda a argila e passar um creme hidratante de sua preferência.


Postar um comentário

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.