segunda-feira, janeiro 20, 2020

PASSEIO DE TREM OURO PRETO/MARIANA, VALE A PENA?

Uma das minhas maiores dúvidas quanto à ida a Ouro Preto era se valeria a pena fazer um passeio até a cidade de Mariana no trem da Vale. A resposta é: sim, vale a pena, mas não acabou o post, quero contar sobre minha experiência.

A primeira coisa que quero dizer é: vá cedo para que você possa conhecer os arredores da estação - que é lindo,  mas não deu tempo de olhar direito e fotografar. Nós acabamos pegando o último horário e fazer as coisas na correria é horrível.

Confesso que é uma experiência muito legal. Quando nós fomos a Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, eu queria muito fazer o passeio de maria fumaça, mas não deu, então meio que me senti na obrigação de fazer o passeio dessa vez em Ouro Preto. Talvez eu nunca me perdoaria se não tivesse feito.




Mas como nem tudo nessa vida é perfeito, tivemos o prazer de ir a viagem inteira com uma criança gritando em companhia da buzina do trem. Eu desanimei um pouco por causa disso. Minha cabeça doeu horrores, mas fazer o quê, certo?

Uma coisa que vale a pena fazer é comprar a passagem para o assento perto da janela, se você for em dupla, vá um no banco da frente e um no de trás. Assim dá para ver tudo melhor. É só explicar para as atendentes, elas já sabem e entendem bem nossa linguagem de turista.

Preciso dizer que dá muita aflição lembrar dos desastres de Bento Rodrigues e Brumadinho. Apesar de não serem tão perto a ponto de causar medo, é muito triste lembrar da tragédia. Por não ser muito próximo, o rompimento da barragem de Mariana não afetou o centro da cidade. 

Quando chegamos em Mariana, acabamos não andando muito, eu estava muito cansada mesmo e por mim eu já teria voltado na hora que descemos do trem, mas o Rodrigo ainda quis dar uma olhada.


Compensa voltar de ônibus e algumas pessoas costumam visitar a Mina da Passagem. Não fomos, porque eu achei bastante cara e nós já havíamos conhecido outras minas. Além disso, a Mina da Passagem é estilo moderninha, então não vi muita graça.


Não lembro exatamente quanto pagamos, mas como era baixa temporada o valor era menor, mas você pode comprar as passagens pela internet (aqui). 

É bem divertido. Como eu disse ali em cima vale a pena sim, a paisagem é bem bonita e é uma experiência diferente.

19 comentários

  1. Ahhh,, sou doida para ir para Ouro Preto. Tudo lindo =) quem sabe ano que vem pelo sesc.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha esse seu passeio conhecer lugares assim é muito bom, que saber que vale a pena, o Brasil é lindo demais, muito legal você compartilhar a sua experiência bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Amo cidades históricas, quero muito fazer o mesmo trajeto que você fez. Pois quero viajar de trem. Anotei todas as sua dicas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Moro aqui em MG e nunca fui em Mariana. Já fui em Ouro Preto, mas não para conhecer os pontos atrativos. Deve ser muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério? nao julgo, tem muito lugar em brasilia que nunca fui tambem rsrs

      Excluir
  5. Adoro passeios de trem, e este de Ouro Preto a Mariana me pareceu muito legal. Quando ir a Minas vou incluir no meu roteiro.

    ResponderExcluir
  6. Moro em BH desde que nasci mas só ano passado fui conhecer Ouro Preto, acredita? Sou doida pra fazer esse de trem, bom saber que vale a pena, vou ver se minha mãe e meu namorado animam

    ResponderExcluir
  7. Moro em BH desde que nasci mas só ano passado fui conhecer Ouro Preto, acredita? Sou doida pra fazer esse de trem, bom saber que vale a pena, vou ver se minha mãe e meu namorado animam

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz esse passeio. Eu adoro Minas. Tem belissimas cidades

    ResponderExcluir
  9. Eu ia amar só pela experiência de viajar de trem... E mais amo lugares históricos

    ResponderExcluir
  10. Imagino que deve ter sido incrível o passeio, Rio Preto pra mim no momento tá impossível, mas vou tentar o passeio em Bento Gonçalves, já que sou do sul ... Gostei do teu relato, me deu mais vontade de dar um rolê (como dizem os jovens) num passeio de trem ...

    ResponderExcluir
  11. que tudo, gostaria muito de passear de trem por esse lugar lindo ehin, adorei

    ResponderExcluir
  12. Já passeei de trem quando era criança, mas não me lembro de muita coisa além do barulho! Tenho muita vontade de conhecer Ouro preto, quem sabe ai estará a minha chance de andar de trem novamente! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Tenho muita vontade de conhecer Ouro Preto. Parece uma cidade encantadora. Adorei o seu post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  14. Eu prefiro viajar nas baixas temporadas por causa do preço é já anotei duas dicas para conhecer ouro preto.

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

É a Milca!. Design by Berenica Designs.